Mucugê: Editora ALBA lança novas edições de Sinhazinha e Auto da Gamela na Fligê 2019

A realização da 4ª Fligê – Feira Literária de Mucugê, de 15 a 18 de agosto, na Chapada Diamantina, foi destacada pelo deputado |Zé Raimundo no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, por se tratar de evento que conta com o apoio da Casa, através da editora ALBA, que neste ano lançará dois livros: a segunda edição do Auto da Gamela, de autoria de Carlos Jehovah e Esechias Araújo Lima, e Sinhazinha, de Afrânio Peixoto. Além disso, o legislativo estar, como tem feito desde a primeira Fligê, com stand e distribuição de livros do seu amplo catálogo.

Segundo o deputado, os livros da Editora ALBA lançados especialmente para Fligê selam a parceria do legislativo com a feira literária, considerada como o terceiro evento do tipo realizado no estado, que tem atraído pessoas de dentro e fora do país e, especialmente, da região da Chapada Diamantina. “Como deputado desta Casa, sinto-me orgulhoso de ter proposto essa parceria para a realização da Fligê, inclusive com a adoção do selo Fligê-Alba de literatura, que lança uma publicação durante evento, além de outras publicações”, disse Zé Raimundo, que apresentou uma síntese das publicações deste ano.

Auto da Gamela, que leva o selo Fligê-Alba, é uma obra poética elogiada, inclusive, pela escritora Rachel de Queiroz, que narra, em versos extremamente inspirados, o nascimento, a curta e sofredora vida e morte de uma criança nordestina. Sua primeira edição foi publicada em 1980 e agora, selecionado pelo Selo Fligê 2019, o livro ganha sua segunda edição, revista, ampliada e com ilustrações de Silvio Jessé, publicada pelo programa Alba Cultural, da Assembleia Legislativa da Bahia. E   Sinhazinha, romance de Afrânio Peixoto, escritor nascido na Chapada Diamantina, retrata a luta na defesa dos valores do sertão brasileiro, numa história onde a beleza da mulher traz a paixão súbita e a vingança se arrasta por gerações.

Zé Raimundo convidou a todos para participar da feira, que nesta edição estará homenageando Castro Alves,  “o maior poeta brasileiro, lírico e épico”, como dizia Afrânio Peixoto. O evento terá a participação do presidente do Legislativo baiano, Nelson Leal, no lançamento dos livros da editora da ALBA, além da presença dos autores Carlos Jehovah e Esechias Araújo Lima. A Fligê é uma realização em parceria do Instituto Incluso, Coletivo Lavra e Governo do Estado, com recursos federais, por meio de emenda parlamentar do deputado Waldenor Pereira (PT/BA). Tem como curadora a professora Ester Figueiredo.



Cultura, Política, Sudoeste

Comentário(s)