Conquista: Vice-prefeita Irma Lemos vai representar Herzem na inauguração da Policlínica

Do Blog de Giorlando Lima

Marcada inicialmente para o dia 16 de agosto, a inauguração a Policlínica Regional, construída pelo governo do Estado ao lado Hospital Geral de Vitória da Conquista, foi antecipada para o dia 1º, próxima quinta-feira. A mudança de data foi anunciada logo depois da entrega oficial do novo aeroporto da cidade, evento ao qual o governador Rui Costa não compareceu, por considerar que o presidente Jair Bolsonaro foi deselegante duas vezes: ao referir-se aos nordestinos de forma pejorativa como “paraíbas”, em crítica feita aos governadores da região, em conversa informal com o ministro Onyx Lorenzoni, e ao restringir a participação popular na inauguração, além de ter disponibilizado menos de 1/5 dos convites para o governo do Estado, o que propiciaria, na visão governista, um ambiente hostil para Rui Costa na solenidade.

A nova data de inauguração da policlínica está sendo vista como uma oportunidade de desagravo ao governador e uma chance de o mesmo, estando em Conquista, fazer um segundo evento no aeroporto, uma espécie de comemoração pela entrega do equipamento, com maior presença de público, como reportou a Folha de São Paulo de sexta-feira (26), e, no caso da inauguração da policlínica, com uma festa com direito a show de um grande nome da música. O presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, confirmou, na semana passada, que a empresa está em busca de uma atração.

O ato de entrega da policlínica deverá contar com a maioria dos prefeitos dos 28 municípios que integram o consórcio regional que vai gerir a unidade instalada em Vitória da Conquista. Mas, o prefeito Herzem Gusmão não estará. Herzem disse ao BLOG que terá uma agenda importantíssima na véspera e no dia da inauguração da clínica. Mas, o prefeito não consegue disfarçar que se sente maltratado pelo governo do Estado e embora se negue a explicitar as razões para a contrariedade, não nega que elas existem independentemente da polêmica da inauguração do Aeroporto Glauber Rocha.

O prefeito de Vitória da Conquista foi convidado pelo seu colega de Belo Campo, José Henrique da Silva Tigre, presidente do consórcio municipal, mas não há confirmação de que o governador tenha feito contato para confirmar o convite. Pelo que se sabe, Rui terceirizou ao prefeito de Belo Campo os convites aos gestores e a divulgação para a imprensa, que José Henrique tem feito de forma selecionada, para jornalistas e veículos da sua relação pessoal.

A declaração do prefeito conquistense quanto à sua ausência na inauguração foi dada em entrevista exclusiva ao BLOG, na última sexta-feira, depois da entrega das instalações da subprefeitura de José Gonçalves, primeiro distrito de Vitória da Conquista a contar com a repartição, depois virão Bate-Pé e Inhobim.

BLOG – O prefeito vai à inauguração da policlínica?

Herzem Gusmão – A inauguração é quinta-feira e eu tenho agenda quarta e quinta em Salvador. A nossa vice-prefeita, Irma Lemos, e o Chefe de Gabinete, Murilo Mármore, vão estar representando o governo, por causa dessa agenda de quarta e quinta, inadiável. São providências importantes que estamos tomando em Salvador e, portanto, Dona Irma estará nos representando.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)