Conquista sediou a 1ª Confraria do Refluxo com diversas palestras

Aconteceu na última sexta, 19, no auditório do Hotel Livramento Palace, a 1ª Confraria do Refluxo com o tema “O refluxo faríngeo/laríngeo X o refluxo gastroesofágico com sintomas atípicos (ORL)”.


A Confraria contou com palestras do otorrinolaringologista Dr. Paulo Perazzo e da gastroenterologista Dra. Carla Ganja, renomados médicos que são referência no Brasil. Eles abordaram o entendimento atual e a contribuição que essas duas especialidades podem dar na condução dos pacientes com sintomas atípicos do refluxo gastroesofágico.

Segundo o idealizador do evento, Dr. Delano Brito Almeida, “esse evento marca um período de vanguarda da integração e início da discussão e entendimento entre médicos de especialidades diferentes, com pontos de vista distintos, que se propuseram a conversar e encontrar a melhor maneira de contribuir com seus conhecimentos para desenvolver uma linguagem comum. Além de também passarem a pesquisar e entender problemas dos pacientes, que, até o momento, têm sido desafios para a qualidade na Medicina e mais especificamente com o tema tratado”.

“Foi um evento excelente. Uma oportunidade ímpar para discutirmos assuntos de grande importância para a área médica, sobretudo nas especialidades da Otorrinolaringologia e Gastroenterologia, com a presença de médicos renomados, numa troca de experiências e de aprimoramento do conhecimento científico”, avaliou Dra. Ticiana Rocha, também otorrinolaringologista.

Um outro relato que refletiu a impressão geral do público presente foi o de Dra. Rosa Aurich, da mesma especialidade dos demais: “A importância desse evento está relacionada à possibilidade da discussão entre duas especialidades que lidam com o universo do refluxo. O debate foi enriquecido, esclarecendo protocolos específicos com a dinâmica de diagnóstico, principalmente naqueles pacientes atípicos”. Com a presença de convidados da área e participação coletiva, gerando uma aproximação entre os especialistas, o evento foi um sucesso e serviu para encontrar caminhos, buscar soluções e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Após as falas, os convidados participaram de um jantar de confraternização.



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)