Luto: Turista de 17 anos morre em hospital de Porto Seguro com suspeita de H1N1

Uma turista de 17 anos, de São Paulo, morreu no Hospital Regional Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, no sul da Bahia, no sábado (13), e a suspeita é que a causa da morte tenha sido a influenza H1N1.

O corpo da adolescente foi levado para São Paulo na noite de domingo (14), onde será sepultado. A menina estava viajando em uma excursão com a turma da escola. Em nota, empresa Forma Turismo, que é especializada em viagens estudantis, lamento a morte da adolescente. “A empresa está cooperando com as autoridades locais e prestando todo suporte à família da estudante”, diz trecho do documento.

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro divulgou nota na manhã desta segunda-feira (15), lamentando a morte da estudante. O órgão ainda destacou que o caso foi isolado e que não existe surto da doença na cidade.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, a morte da adolescente está sendo investigada e que estão aguardando resultado de testes que confirmarão ou não a ocorrência da H1N1.

A nota informa ainda que duas pessoas que tiveram contato direto com a paciente estão hospitalizadas e sendo medicadas. A Secretaria de Saúde ainda disse que, segundo investigação epidemiológica, o caso suspeito foi importado de outro estado, ou seja, a adolescente já chegou na Bahia com a doença.

Após a identificação do caso suspeito, o órgão afirmou que foram adotadas as seguintes medidas:

  • Coleta de material para análise laboratorial
  • Iniciado imediatamente o tratamento com o medicamento Tamiflu após a suspeita clínica, independentemente da coleta de material para análise laboratorial
  • Isolamento dos casos suspeitos
  • Vigilância ativa e notificação imediata de adoecimento, com sinais e sintomas
  • Alerta às equipes das unidades de saúde, incluindo as equipes da Vigilância Epidemiológica Hospitalar, quanto à vigilância de casos suspeitos, atentando para a notificação
  • Especial atenção para pacientes suspeitos e com histórias de deslocamento para áreas com casos confirmados e contato com outros pacientes doentes
  • Intensificação das ações de educação, informação e comunicação em saúde


Bahia, Destaques, Saúde

Comentário(s)