Conquista: Em reunião com secretário estadual de saúde, Herzem busca parcerias para o Hospital Esaú Matos

Levar experiências exitosas da gestão da saúde municipal para conhecimento do Governo do Estado, em busca de parcerias que viabilizem sua melhor execução. Foi com esse objetivo que o prefeito Herzem Gusmão, acompanhado por comitiva do Governo Municipal, se reuniu com o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas , nesta terça-feira (18), em Salvador.

“Falamos sobre a necessidade de uma atenção maior do Governo do Estado. Temos mais de 800 mil cartões SUS em Vitória da Conquista. Além disso, o Hospital Esaú Matos está de portas escancaradas, atendendo à região inteira de Vitória da Conquista”, justifica o prefeito.

Dessa forma, foram apresentados ao gestor estadual dados de produção do Hospital Municipal Esaú Matos, que é administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista. No ano de 2018, o Esaú atingiu o expressivo posto de segundo colocado em todo o Estado da Bahia a realizar maior número de internações de Gestação de Alto Risco, e o terceiro em número total de internações para procedimentos obstétricos. O prefeito Herzem Gusmão pontuou ainda os investimentos realizados na unidade, nos dois últimos anos, que permitiram os resultados quantitativos e o salto de qualidade na assistência materno-infantil prestada.

Além disso, também foi destacada a abrangência do Esaú Matos na região. Por exemplo, pacientes vindos de outros 49 municípios do entorno representam 51% das internações em neonatologia e 59% das internações de Gestação de Alto Risco. “Alguns desses, inclusive, sem pactuação estabelecida com a gestão municipal e sem estar na Rede Cegonha de Vitória da Conquista. Nesse sentido, foi apresentada a proposta de ampliação de serviços atrelada ao aporte de recursos financeiros estaduais e sob a coordenação desse ente, como definem as normas do SUS”, revela o diretor do Sistema Municipal de Auditoria, Avaliação e Controle, Alexsandro Nascimento Costa.

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas , apontou a necessidade de estudos com a equipe técnica da área de Saúde da Mulher da Sesab. Ele também falou da estratégia adotada pela Secretaria Estadual de potencializar os serviços de obstetrícia de outros municípios da região e, consequentemente, a adequação dos atendimentos do Esaú Matos para os municípios pactuados com Vitória da Conquista.

Ainda durante o encontro, o prefeito lembrou a importância da Clínica Municipal de Reabilitação, especificamente no serviço de assistência ao pé diabético, surgida também da articulação e discussão com a Sesab. A secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, reforça: “O serviço contribui para evitar internações hospitalares prolongadas ou desnecessárias e, consequentemente, reduz os custos, principalmente em serviços como o Hospital Geral de Vitória da Conquista.”

Os membros das equipes das secretarias Municipal e Estadual de Saúde voltarão a discutir os dados e aspectos técnicos das propostas discutidas neste encontro.

Também participaram do encontro o assessores do prefeito, Gildásio Oliveira e Lucas Batista.



Conquista, Destaques, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)