Ibicuí: Ticomia, a maior festa de forró do São João da Bahia, acontece no sábado, 22

A mais tradicional festa de São João que mantém a valorização do forró na Bahia, Ticomia, acontece neste sábado, dia 22 de junho, na Fazenda Eldorado, em Ibicuí, com um elenco de oito atrações de qualidade e a marca de serviços all inclusive que atraem milhares de pessoas a cada edição. A animação junina contará com shows de Mano Walter, Flávio José, Luan Estilizado, Márcia Fellipe, Peruanno e as bandas Saia Rodada, Lordão e Léo Fera & Forrozão.

O cantor Gabriel Diniz faria, este ano, a sua quarta participação no Ticomia, mas, infelizmente, devido ao trágico acidente ocorrido no dia 27 de maio, no qual veio a falecer, deixou essa triste lacuna insubstituível. Assim, para compor a grade, a produção da festa confirmou a presença no elenco do cantor Peruanno, ex-integrante da banda Cavaleiros do Forró, que faz carreira solo.

A festa Ticomia se tornou uma grande marca da temporada junina na Bahia por reunir milhares de pessoas para curtir o ritmo autêntico do São João, que é o forró. Este ano, o evento completa 32 anos de uma história de sucesso, associado ao clima festivo de Ibicuí, município que realiza, há mais de 60 anos, a melhor festa popular de São João no Estado.

O produtor da festa, Lourival Dourado Filho (Douradinho), reafirma o compromisso do Ticomia como um evento que prestigia o forró e as raízes da cultura nordestina. Para o cantor Kokó, do Lordão – banda que já participou de 27 edições da festa, “o Ticomia é como se fosse o momento de confraternização de todo o interior da Bahia”. Afinal, o formato do evento é feito para atrair pessoas de todas as faixas etárias e por isso diversas famílias se reencontram a cada ano.

Infraestrutura – A festa do Ticomia inicia por volta do meio-dia. Para acolher os participantes do evento, a Fazenda El Dorado, localizada a três quilômetros da cidade de Ibicuí, monta uma megaestrutura e decoração para distribuir os serviços all inclusive de comidas e bebidas típicas.

As bandas se apresentam alternadamente em dois grandes palcos, com o objetivo de manter o ritmo musical e a alegria que caracterizam a festa considerada a maior grife do São João da Bahia.

Conforme informa Douradinho, este ano, o espaço ganhou mais 1.500 metros quadrados de pavimentação nas proximidades do palco, para facilitar a acomodação das pessoas. Há também a “Vila do Forró”, uma praça cenográfica alternativa, com um coreto no centro, onde várias bandas tocam o forró “pé de serra”, com um repertório de músicas consagradas de autores como Gonzaguinha, Flávio José,  entre outros.

A “Vila do Forró”, no lado oposto aos grandes palcos, tem o charme das casinhas de taipa que servem doces típicos e se tornou um dos pontos mais frequentados do Ticomia. Na bodega local, há serviço de licor, cachaça pura e com ervas, tira-gostos variados de charque, mortadela, rapadura e bacalhau, onde famosos fazem pit stop.

O serviço diferenciado de comidas e bebidas é ininterrupto e se constitui em uma marca dessa festa realizada em uma fazenda de gado. O público dispõe de água de coco, água mineral, licor, caldo de cana, refrigerante, coquetel de frutas tropicais, sorvete de cachaça, entre outros líquidos refrescantes, inclusive, nesta edição 2019, estreia a cerveja Bohemia puro malte.

Na área de alimentação, pode também degustar um delicioso churrasco de boi, porco no rolete e costelão suíno, queijo coalho e outras iguarias típicas da festa junina, além de acarajé, abará, crepe e beiju de tapioca com recheios. Como não há camarotes, o serviço do Ticomia proporciona igualdade a todos os participantes. “Aqui, todo mundo é igual. A festa é democrática e plural, para manter a integração entre todos os foliões forrozeiros”, ressalta Douradinho.

Copa América – Como está prevista a realização de um jogo da seleção brasileira no calendário da Copa América de Futebol, no dia 22 de junho, a produção do Ticomia disponibilizará, em um espaço da festa, um telão para aqueles que pretendam acompanhar a transmissão da partida ao vivo.



Cultura, Destaques, Sudoeste

Comentário(s)