Conquista: Bebê com problema no coração aguarda transferência para ser atendido por especialista

Um bebê de 1 ano e 6 meses que nasceu com problemas no coração e pulmão aguarda, desde o início do mês, por uma transferência para ser atendido por um especialista, na Bahia.

A especialidade médica é oferecida em Salvador. O pequeno Josué Abne está internado no Hospital Esaú Matos, na cidade de Vitória da Conquista.

O problema foi descoberto na unidade de saúde, quando o menino tinha 3 meses. De acordo com a família do bebê, Josué passou por uma cirurgia em janeiro deste ano e recebeu alta, contudo, passou mal no início do mês e voltou ao hospital.

“Eu via que ele estava com os batimentos cardíacos acelerados, ele vomitava, não dormia à noite, chorava muito à noite, ficava desconfortável”, contou a dona de casa Aline Denise Santana, mãe de Josué.

Segundo o laudo médico, o pequeno foi diagnosticado com arritmia. Ee precisa ser encaminhado a Salvador para o exame com um cardiopediatra. Após o procedimento, vai ser definido se ele precisa de uma nova cirurgia, ou não.

Segundo o hopsital, a vaga é muito concorrida e, agora, a Central Estadual de Regulação deve se posicionar para informar quando vai surgir uma nova vaga. Enquanto isso, a família espera e o menino é tratado com medicamentos fortes.

“Ele precisa da vaga, né. Pelo menos da enfermaria. Porque precisa ser retirada a medicação dele. Se passa um minutinho sem a medicação, ele começa a acelerar os batimentos”, diz a mãe.

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) informou que está aguardando a disponibilidade de um leito especializado para o menino.



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)