Conquista: Sucesso mais uma edição do Fashion Day da FAINOR, evento homenageou a Serra do Periperi; veja fotos

A sustentabilidade e a preservação das espécies vegetais nativas da Serra do Periperi foram a inspiração para as coleções do VI Fashion Day, desfile que o curso de Design de Moda da FAINOR promovido no último fim de semana no Boulevard Shopping de Conquista. Com o tema “Moda e Identidade – do Global ao Local”, o evento superou as expectativas.

Fotos: Divulgação – FAINOR

“No curso de Design de Moda, estudamos o que está acontecendo na moda em todo o mundo, e então temos voltado o olhar também para o cenário local. No caso do VI Fashion Day, olhamos para a flora da Serra do Periperi”, explica a coordenadora do curso de Moda, professora Dila Nascimento.


A ideia vem sendo construída desde as atividades interdisciplinares do curso, quando o colegiado trabalhou em parceria com o curso de licenciatura em Biologia, da Ufba, campus de Vitória da Conquista. A turma conheceu grande parte das espécies catalogadas pelos biólogos, uma vegetação rica e espécies nativas ameaçadas de extinção. A partir daí, observaram cores, texturas, formas e pigmentos que poderiam ser usados em moda, instigando a reflexão sobre a conservação da Serra e sua importância para o meio ambiente local.


“Dado o tema selecionado pelo colegiado, os alunos seguem a metodologia de Dóris Treptow, inicialmente com pesquisas bibliográficas sobre o tema, público-alvo, segmento e tendências. Depois criam painéis imagéticos para que sejam as inspirações para criar a coleção”, explica a professora Laís Vinhático, um das organizadoras do desfile.


Ao todo, 21 alunos apresentaram suas coleções no Fashion Day, com vestuário e acessórios. Os estudantes desenvolveram, cada um, 40 croquis e confeccionaram até 10 looks para apresentação. Algumas dessas peças podem, inclusive, ser adquiridas pelo público.



Conquista, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)