Conquista: Protesto em frente a Prefeitura é marcado por vaias contra diversos políticos, veja fotos e vídeo

Na manhã de hoje (quinta-feira) o Brasil está mais uma vez mobilizado na construção Dia Nacional em Defesa da Educação Pública. A luta é pelo fim dos cortes nacionais, estaduais e municipais na educação e contra a reforma da previdência. A Associação dos Docentes da Uesb (Adusb), em greve desde o dia 9 de abril, construirá o dia 30 de maio em três cidades baianas.

Em Vitória da Conquista, o ato público reuniu professores, estudantes, representantes de movimentos sindicais e população em geram em frente da Prefeitura Municipal. Além das medidas propostas pelo presidente Jair Bolsonaro, os manifestantes também protestaram contra medidas do governador Rui Costa e contra o prefeito de Conquista, Herzem Gusmão.

O Dia Nacional em Defesa da Educação Pública foi chamado nacionalmente pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e outras entidades do setor da educação.

“Estamos na rua para denunciar que os cortes na educação também acontecem na Bahia. Rui Costa critica a postura do governo federal, mas faz o mesmo tipo de política por aqui. Nos últimos dois anos R$ 110 milhões deixaram de chegar nas Universidades Estaduais, prejudicando o funcionamento e o serviço que prestamos à população”, pontua o Diretor de Comunicação da Associação dos Docentes da Uesb, Sérgio Barroso.

Este evento da quinta-feira (30) é também uma preparação para a Greve Geral, convocada feita pelas centrais sindicais, para o dia 14 de junho. O objetivo da paralisação é de barrar a Reforma da Previdência (PEC 06/2019), que tramita da Câmara dos Deputados. De acordo com os sindicatos, a reforma aumentará a idade mínima e o tempo de contribuição, com redução do valor dos benefícios, o que dificultará o acesso à aposentadoria no Brasil.



Conquista, Destaques, Educação, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)