Conquista: Prefeitura acompanha visitas da equipe de Jaime Lerner que vai planejar Parque Ambiental

A equipe de profissionais da Jaime Lerner Arquitetos Associados está em Vitória da Conquista para iniciar a elaboração do projeto conceitual do Parque Ambiental do Rio Verruga. Os trabalhos começaram na segunda-feira (27), e, nessa terça-feira (28), o grupo deu continuidade às visitas in loco para aprofundar o diagnóstico que resultará no projeto.

O prefeito Herzem Gusmão e membros do Governo Municipal acompanharam, durante a manhã, a equipe paranaense na visita à área conhecida como “Penicão”. Ela está inserida na segunda etapa de execução do Parque, abrangendo ainda a Avenida J. Pedral Sampaio e o Horto Florestal.

“Nós queremos transformar esses lagos belíssimos em um parque. Estamos com técnicos da Embasa, técnicos da Prefeitura e a equipe de Lerner avaliando o local para desenvolver um belíssimo projeto para as futuras gerações”, declarou o prefeito.

Na parte da tarde, foi a vez de visitar a nascente do Rio Verruga localizada nas intermediações da Avenida Bartolomeu de Gusmão, onde – estendendo-se até a Avenida Luís Eduardo Magalhães – está prevista a primeira fase do projeto. “Aqui será um jardim botânico. Isso já foi pensado por Régis Pacheco, depois Pedral reforçou e agora nós temos essa missão contando com a sensibilidade do município. Estou muito feliz”, completou Herzem.

Coordenando a equipe composta por arquitetos, engenheiro, geógrafo e fotógrafo, a arquiteta Gianna de Rossi comentou sobre a relevância das áreas verdes e do Rio Verruga: “A sociedade precisa desses espaços verdes pois elas são fundamentais para a saúde. E é o espaço público que traz a questão ambiental para perto das pessoas. Além da qualidade de vida, o Rio Verruga, que traça o desenho ambiental da cidade, tem seu aspecto histórico. Então esse projeto é de cunho ambiental, social, de saúde pública e de resgate histórico”.

O Parque tem a proposta de preservar os ecossistemas naturais de relevância ecológica para o município, permitindo ainda a criação de um espaço de lazer e interação para os conquistenses. Toda a região do Parque terá proteção ambiental, proibindo obras, ocupações, depósito de lixo, abate de plantas e muitas outras medidas de preservação.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)