Fórum de Cultura de Vitória Conquista elege novos conselheiros municipais de Cultura

O Fórum Municipal de Cultura e a eleição eleição dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Cultural movimentou o Conservatório Municipal no último sábado (25)

Os artistas das diversas expressões culturais como música, audiovisual, literatura, teatro dança da cidade participaram de uma mesa temática que discutiu “A importância do Conselho de Cultura”. O debate ocorreu com a participação do técnico da Secretaria de Cultura Gilmar Dantas, da ex-presidente do Conselho de Cultura, Luiza Audaz, do secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer Adriano Gama e do secretário de Cultura da Ilhéus Pawlo Cidade.

Para Adriano Gama a realização do Fórum marca uma nova etapa para cultura conquistense. “Hoje é um de muita alegria para cultura de nossa cidade, eu como artista que sou tenho um interesse e um desejo enorme de florescer nossa cultura, a gente tem algumas ideias, mas ninguém faz nada só e é por isso que estamos aqui para eleição do nosso conselho” ressaltou Adriano.

O convidado da cidade de Ilhéus, Pawlo Cidade, que além de secretário de Cultura é autor de 17 livros, trouxe sua experiência como gestor cultural e também a experiência do Conselho de Cultura Ilhéus para o Fórum. Para Pawlo o Conselho de Cultura é instância mais importante e a mais poderosa do sistema municipal de cultura, pois “no dia que os conselheiros entenderem isso, as coisas realmente mudam, mas, pra isso, o conselho precisa entender qual é realmente o seu papel”, destacou em sua fala inicial Pawlo.

No turno da tarde os participantes se reuniram e elegeram os seguintes representantes da sociedade civil para composição do novo biênio do Conselho:

EIXO A – EXPRESSÕES ARTÍSTICAS: ARTES VISUAIS, AUDIOVISUAL, CULTURAS DIGITAIS, DESIGN, MODA

Vinicius Gil
Rafael Flores

EIXO B – EXPRESSÕES ARTÍSTICAS: TEATRO, LITERATURA, MÚSICA, DANÇA, CIRCO

Marcia Oliveira
Manno Di Souza

EIXO C – PATRIMÔNIO IMATERIAL E CULTURA IDENTITÁRIA: CULTURAS POPULARES, FESTAS E RITOS, CULTURA LGBT, GÊNERO, AFRODESCENDENTES, QUILOMBOLAS, INDÍGENAS

Wagner Silveira
Tiago Lazzari

EIXO D – PATRIMÔNIO MATERIAL, PENSAMENTO E MEMÓRIA: BENS CULTURAIS, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, MUSEUS, ARQUIVOS, BIBLIOTECAS, LEITURA, LIVRO

Norbélia De Sousa Neris
Maris Stella Schiavo Novaes

EIXO E – POLÍTICAS E GESTÃO CULTURAL: COOPERAÇÃO E INTERCAMBIO CULTURAL, FORMAÇÃO CULTURAL, REDES CULTURAIS

Armenio Souza Santos
Ana Luíza De Souza Dias



Conquista, Cultura, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)