Opinião conquistense: Sobre Centro de Convenções, turismo acadêmico e desenvolvimento econômico e cultural

Por Ivan Cordeiro

O novo aeroporto de Vitória da Conquista iniciará as suas atividades no próximo semestre. Um equipamento esperado por muito tempo e que certamente contribuirá para o desenvolvimento da nossa cidade e região. A política de regionalização dos voos no país vem favorecendo o crescimento econômico dos municípios de médio porte e facilitando novas oportunidades de negócios.

Agora é hora de pensarmos em outro equipamento tão importante quanto o aeroporto para o nosso desenvolvimento econômico e cultural: o Centro de Convenções. Conquista tem se destacado como um polo regional de educação, sendo possível considerar que podemos avançar no turismo acadêmico com a realização de grandes eventos e congressos universitários.

Somos referência também nos serviços de saúde e construção civil, o que pode demandar uma série de atividades para a promoção desses serviços, atraindo mais pessoas para a nossa cidade. Entretanto, é fundamental a construção de um moderno Centro de Convenções, com auditórios multiuso, salas bem equipadas e que possam abrigar também shows e espetáculos culturais.

Temos um Centro de Cultura aconchegante, mas com um espaço interno muito pequeno. O teatro possui apenas 311 poltronas, o que impossibilita apresentações para um público maior. Outros espaços na cidade são utilizados com a mesma finalidade, mas sempre de forma improvisada.

O nosso futuro Centro de Convenções permitirá a realização de grandes eventos e com mais qualidade. Com o crescimento de eventos culturais, por exemplo, Conquista poderá se firmar como um polo cultural na Bahia. Temos diversas possibilidades para explorar os aspectos culturais da nossa terra, precisamos da estrutura adequada para o fomento dessas atividades.

O trabalho agora é de mobilização, de unir forças para um maior engajamento político e de toda a sociedade em torno da construção do Centro de Convenções, um empreendimento regional que merece um envolvimento de todas as lideranças do Sudoeste, e de forma suprapartidária.



Artigos, Conquista, Destaques, Economia, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)