Conquista: Vereador visita escolas ameaçadas de fechamento na zona rural; audiência pública vai discutir o tema

O vereador Valdemir Dias (PT) esteve na Zona Rural de Vitória da Conquista na manhã desta terça-feira (21) visitando as escolas municipais cujo fechamento fora anunciado pela Prefeitura na última semana. Além de exercer o ato fiscalizatório, inerente a sua função de, Valdemir convidou as comunidades escolares para a Audiência Pública sobre o tema, a ser realizada no próximo dia 28 de maio, às 09h na Câmara de Vereadores.

Fotos: Rafael Flores

Das sete escolas da lista de fechamentos, quatro foram visitadas pelo vereador:

Escola Municipal de Rancho Alegre;

Escola Municipal Juvêncio Rocha;

Escola Municipal Casimiro de Abreu;

Escola Municipal Otaviano Salgado.

Na primeira delas, os alunos mostraram resistência a ideia de mudar de colégio e se deslocar para o distrito de Iguá para terem aulas, como deve acontecer. “Meu pai estudou aqui, como que eu vou sair para estudar longe?”, disse uma das crianças do 5º ano.

A situação não é diferente na Otaviano Salgado, na comunidade de Campo Formoso, como nos mostra Neuza Salgado de Almeida Pinto, avó de alunos. “Nós estamos muito apreensivos, é uma coisa que a gente não aceita, que a gente não pode admitir! Eu sempre estou motivando as mães e os pais da comunidade para que isso não aconteça”, afirma.

“Ela pode até ser fechada, mas não sem o protesto, sem que o poder público fique sabendo que não é da nossa vontade! Acho absurdo que crianças com menos de 7 anos tenham que levantar no horário que eles estão exigindo que saia daqui para chegar em Iguá. Meu neto de 14 anos, eu já vejo que ele fica sonolento e rende pouco, pois tem que levantar muito cedo pra chegar no horário da escola, uma escola que nem sempre tem uma merenda adequada”, completa.

Valdemir Dias afirma que as visitas funcionam como uma forma eficaz de ouvir diretamente as comunidades atingidas com as mudanças propostas pela Prefeitura. “Essas visitas são muito importantes para que ouçamos a comunidade, tanto nas ideias convergentes quanto divergentes e daí também darmos a nossa contribuição, que é o papel do vereador”, diz.

Em todas os papos trocados com os moradores, o vereador insistiu na importância da participação destes na audiência da próxima terça (28). “Convidamos as pessoas para essa discussão no dia 28, para que se chegue a um denominador comum, pois o intuito é propor soluções ouvindo todos os entes e nada melhor que um espaço público e democrático como uma Audiência Pública.



Conquista, Destaques, Educação, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)