Conquista: Nova sede do Ambulatório de Saúde Mental é entregue pela Prefeitura à comunidade

A partir de agora, os 2.712 pacientes cadastrados no Ambulatório de Saúde Mental de Vitória da Conquista serão atendidos na sede própria do serviço. O novo equipamento foi entregue à comunidade na tarde desta terça-feira (21), em uma cerimônia que reuniu autoridades públicas e membros da sociedade civil.

“Eu acho essa novidade muito importante para a sociedade de Vitória da Conquista, inclusive eu, que faço parte do tratamento psiquiátrico”, avalia Sivaldo de Jesus, que há 13 anos é usuário do Ambulatório. Além disso, ele conta o seu progresso ao longo desse tempo: “Eu estou sentindo uma melhora, graças a Deus. ‘Ai de mim’ se não é essa unidade para acolher a gente. Muito importante [o atendimento] pelo SUS, a gente não tem condições de pagar uma consulta particular.” E conclui: “e parabéns para o prefeito Herzem Gusmão e todos da comitiva.”

De acordo com o prefeito, o Governo tem desempenhado um trabalho de zelo com Complexo de Saúde (Cemae), onde está localizada a nova sede do equipamento. “Estamos trabalhando para promover uma restauração, e essa entrega é extraordinária. No momento em que estamos trabalhando com a filosofia de humanizar e abandonar os manicômios. E, portanto, isso aqui é um estágio importante para evitar um agravamento nos problemas de saúde mental”, destaca Herzem Gusmão.

Lorena de Oliveira, responsável técnica pelo Ambulatório de Saúde Mental, conta que são oferecidos aos usuários serviços médico, psicológico, farmacêutico e de enfermagem. O número de atendimentos varia de 50 a 80 pacientes por dia. “Com a nova estrutura, o paciente vai entender que o serviço foi criado realmente para ele, para a melhoria do atendimento; ele vai se sentir melhor acolhido”, afirma.

O Ambulatório é responsável pelo atendimento especializado em saúde mental, abarcando pessoas que apresentam queixas e sintomas de sofrimento psíquico moderado e grave. Desde junho do ano passado, os pacientes transferidos do Hospital Crescêncio Silveira vinham sendo atendidos em uma sede temporária. Com as novas instalações, a Prefeitura garante a esses usuários melhores condições de atenção integral e atendimento multiprofissional, de forma ainda mais humanizada.



Conquista, Destaques, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)