Conquista: Novo perfil no Instagram defende médico acusado de assédio sexual contra pacientes; Justiça manda retirar Instagram perfil que denuncia médico

Do Blog de Giorlando Lima

Denunciado de assédio sexual por um grupo de mulheres que usaram um perfil no Instagram, o médico ginecologista Orcione Ferreira Guimarães Junior, 40 anos, também criou uma conta no aplicativo para se defender das acusações. O perfil @digasimaverdade (Diga sim, a verdade) foi criado ontem (quarta-feira, 15) e às 18h20 de hoje tinha 293 seguidores e 16 posts, onde pacientes comentam como foram tratados pelo médico e o defendem as acusações.

São capturas de tela (chamadas de prints) de depoimentos de mães feitos em contas de Instagram, dois vídeos com mulheres falando, uma delas acompanhada do marido e até um clipe da música Restitui, de Davi Sacer e Ton Carfi, que tem versos como este: “Os planos que foram embora, o sonho que se perdeu, o que era festa e agora é luto do que já morreu. Não podes pensar que este é teu fim, não é o que Deus planejou. Levante-se do chão erga um clamor”.

O perfil @digasimaverdade também traz as fotos de dois documentos emitidos pelo hospital Unimec, onde Orcione Júnior trabalha desde 2010, e pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), órgão supervisor da ética profissional no estado. O primeiro é uma declaração de que não existe registro no hospital de nada que desabone a conduta do médico. O outro é uma certidão de antecedentes éticos, em que a entidade diz que nos seus arquivos também não consta o que conteste a conduta ético-profissional dele.

Nas postagens das declarações comentam 16 pessoas, sendo um homem. Juntas as duas receberam 260 curtidas. No total, o perfil teve 275 curtidas. Em um dos vídeos, em que o médico aparece entre um casal, sem identificação, o marido diz que como pai de família “se sentiu no lugar dele, aí eu vim dar um apoio aqui”. A mulher afirma que recebeu um atendimento e que não tem nada de mal a dizer do médico. Em outro, a paciente diz que Orcione Júnior sempre a tratou com todo o respeito e com o profissionalismo que é digno de um médico”.

Para acessar a matéria completa, clique aqui.

Novidades sobre o caso

O advogado Paulo de Tarso Magalhães David, que defende o médico ginecologista Orcione Ferreira Guimarães Junior, informou, agora há pouco, que a Vara do Juizado Especial de Vitória da Conquista deu liminar determinando que o Facebook/Instagram tirem do ar o perfil @diganaovca, que acusa o médico de assédio sexual a pacientes durante exames em seu consultório.

Paulo de Tarso dará uma entrevista coletiva à imprensa nesta sexta-feira, pela manhã, quando deve apresentar as medidas tomadas e a tomar em defesa de Orcione Júnior.

Ontem (quarta-feira, 15) um novo perfil entrou no ar no Instagram, em defesa do médico, com 324 seguidores.

Até o fechamento desta matéria o perfil que reúne denúncias e depoimentos contra o ginecologista ainda estava no ar, com 7.501 seguidores.



Conquista, Destaques, Polícia, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)