Conquista: No dia que faria 75 anos, professora Heleusa Câmara recebe homenagens; veja as fotos

O ano de 2019 começou triste em Vitória da Conquista. No dia 6 de janeiro, a cidade se despediu da escritora e educadora Heleusa Figueira Câmara, aos 74 anos, muitos deles dedicados às letras e à formação humanitária de todas as pessoas, independente de classe social, de idade ou de nível de escolaridade.

“Foi uma perda irreparável. Heleusa vivenciava o conhecimento, ela vibrava com o compartilhamento do conhecimento. Uma mulher sensível, intelectual, sábia, e que contribuiu muito com a educação da nossa cidade”, destacou o prefeito Herzem Gusmão.

Nascida no dia 14 de maio, em Vitória da Conquista, Heleusa se casou em 1963 e só se voltou aos estudos após o nascimento dos quatro filhos. Formou-se em Letras e, em 1981, tornou-se professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde recebeu o título honorífico de Professora Emérita, em maio de 2018. Somava outros títulos: especialista em Língua Portuguesa, mestra em Ciências Sociais e doutora em Ciências Políticas, mas não se apegava às formalidades da academia.

“Sua inteligência nunca esteve firmada apenas nos títulos que obteve. O de mestra, o de doutora e tantos outros mais foram-lhe absolutamente merecidos e justos. Contudo, eu não diria que o atributo de inteligente é suficiente para Heleusa, visto que ela foi e é uma mulher sábia. Sim! A sabedoria é a marca própria para essa mulher”, afirma a escritora e amiga Ana Isabel Rocha.

Neste 14 de maio de 2019, quando completaria 75 anos, a Prefeitura Municipal homenageou a professora Heleusa Câmara com uma cerimônia na Biblioteca Municipal José de Sá Nunes, que aconteceu na manhã de hoje (terça-feira).

Um painel foi criado pelo mesmo artista que desenvolve o projeto ‘A Voz do Muro’ e foi apresentado aos familiares de Heleusa, que ficaram emocionados.



Conquista, Destaques, Notícias, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)