Conquista: Mães são homenageadas na Câmara de Vereadores; veja fotos

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou na manhã desta sexta-feira, 10, uma Sessão Especial em homenagem ao Dia da Mães. Para compor a mesa foram convidadas as vereadoras Lúcia Rocha (DEM), Viviane Sampaio (PT) e Nildma Ribeiro (PCdoB), além da vice-prefeita Irma Lemos e da Sra. Maria do Carmo, representando a Casa do Amor.

A vereadora Lúcia Rocha iniciou seu pronunciamento falando da emoção que sente em comemorar essa data. “O segundo domingo de maio se aproxima e me lembro da figura da minha mãe, que teve 16 filhos”. Lembrou da forma carinhosa como foi criada e disse que com esse mesmo sentimento educou e criou as 3 filhas. “É com muita gratidão que vejo isso se perpetuando através das minhas filhas”. Segundo ela, as mães são merecedoras de respeito. “Mãe é efetivamente sinônimo de amor e bondade”. E completou dizendo que “ser mãe é a missão de maior responsabilidade, amar alguém mais que a você mesma”. E encerrou sua fala destacando sua homenagem à servidora Marineide Oliveira: “Mãe guerreira, dedicada à família e à vida religiosa”.

A certeza do amor – A vereadora Nildma Ribeiro (PCdoB) destacou que o amor de mãe é uma das poucas certezas que existem. “Entre as poucas certezas que podemos ter na vida está o amor de mãe”, apontou ela. “Quando tudo parece estar perdido, sempre existe um abraço, um colo, um aconchego, um puxão de orelha, se necessário”, emendou.

A parlamentar saudou especialmente as mães negras, lésbicas, solteiras, trabalhadoras rurais, quilombolas, indígenas e as mães que tiveram seus filhos assassinados, cada uma enfrentando as suas dificuldades específicas. “Lutaremos juntas, todas nós, mães, para ter uma sociedade mais digna, onde nossos filhos tenham mais oportunidades de crescer, de ser feliz, de ter liberdade, de participar de mais políticas públicas para ter um caminho brilhante em sua vida”, concluiu Nildma.

A vereadora e Líder da Bancada de Oposição, Viviane Sampaio lembrou que ser  “mãe é um dom que Deus nos concedeu”, independente da idade e do ofício que ela exerce. Ressaltou que cada mãe sabe a importância do seu papel, e exerce no dia a dia diversas profissões: “Muitas vezes ela é médica, enfermeira, advogada, professora, um pouco de juíza também, pois muitas vezes é obrigada a diluir conflitos internos nos lares e externos também”.

Viviane afirmou que também é mãe e cumpre um importante papel na criação dos filhos, futuros cidadãos de Vitória da Conquista. “Qual criação estamos dando aos nossos filhos? Que não sejam homens e mulheres machistas, que aprendam a respeitar as diferenças e ao próximo, obedecendo regras e criando regras. Filhos pensantes e críticos”. Ela completou lembrando das diferentes mães e que os filhos possam levar a experiência de cada uma delas: “levar experiências do campo, da cidade, das mães negras”. Finalizou pedindo uma educação em que “possamos criar cada vez mais uma sociedade justa”.

Maria, um exemplo – A administradora da Casa do Amor, Maria do Carmo, disse que Maria, a mãe de Jesus, deve ser exemplo a ser seguido, alguém a ser lembrado no Dia das Mães. “É preciso lembrar e falar de Maria, exemplo vivo de amor, fé, coragem e resignação”, disse ela, lembrando da mãe do expoente do Cristianismo. “Exemplos dessa natureza não nos permitem viver na comunidade dos nossos lares alheios às dores dos outros filhos dessa nossa mãe universal”, completou.

Maria do Carmo pontuou que cada um pode fazer algo que esteja ao seu alcance para abrandar a dor  de “um filho de Maria”. “Cada um pode dar um pouco de si, acolhendo um filho alheio, na certeza de que está acolhendo um filho de Maria”, disse ela.

Irma Lemos, ex-vereadora e vice-prefeita do município, iniciou sua fala cumprimentando Dona Nilza Gomes, “mãe dedicada, sofrida, que criou os filhos com muita batalha”. Relatou que ao ouvir as mulheres que antecederam sua fala, “fico pensando quantas mães deixarão de receber um abraço no domingo porque seus filhos foram mortos. Quantas vão ficar sentadas esperando o filho chegar e ele não chega porque tá preso, porque está nas ruas como andarilho, ou até mesmo por estar estudando fora”. Lembrou que toda mãe quer, nesse dia, o aconchego do filho. “Mãe é um nome tão pesado que não foi por acaso que Maria foi escolhida para ser a mãe, não só de Cristo, mas a nossa também”, falou. E finalizou lembrando que no segundo domingo de maio “comemoramos, mas sabemos que não é só alegria. Temos que compartilhar com aquelas que perderam seus filhos para as drogas, para a violência, e descobrir o que podemos fazer para que, em  2020, mães possam receber mais abraços de seus filhos jovens”.

Durante a sessão, 19 mães foram homenageadas, tendo essa importante função reconhecida pelo Legislativo Municipal.

Confira as homenagens



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)