Fala, especialista: Osteopatia nas Disfunções Pélvicas – Ilíaca

Por *Vinicius F. Gusmão – Fisioterapeuta

A cintura pélvica é uma estrutura em forma de anel fundamental na biomecânica da coluna vertebral e corporal, promovendo funções estáticas e dinâmicas, além de, na mulher, ter grande importância na participação do mecanismo de parto. É o intermediário das forças entre os membros inferiores e o tronco, pois, é ele que une os membros inferiores à coluna vertebral.

A pelve é constituída por ossos ilíacos (ílio, ísquio e pubis) e o sacro.  Dentre as disfunções da pelve estão as disfunções do ilíaco. Essas disfunções correspondem ao exagero dos movimentos fisiológicos causando estiramento ligamentar e dos músculos da região que irá originar uma mensagem aferente para a medula, produzindo uma facilitação medular que provocará espasmos muscular na região que será responsável pela fixação da disfunção. Essas disfunções podem ser traumáticas (queda ou choque direto) ou adaptativas (em rotação). Alguns possíveis sintomas das fixações articulares na dor ligamentar são:

– Dor em lombar baixa, ilíaca, as vezes inguinal;
– Dor na flexão mantida, ao retornar a posição e sobre a linha média da lombar;
– Simulam dores ciáticas no glúteo e face posterior da coxa;
– Dor irradiada para calcanhar e panturrilha.

Já na dor muscular, as dores manifestam-se no movimento de contração sendo que o movimento oposto causa dor de rebote, devido ao espasmo.

Para um diagnóstico preciso é importante que o Fisioterapeuta avalie minunciosamente a região em questão utilizando de testes de diagnóstico para o melhor direcionamento do seu tratamento que na Osteopatia engloba técnicas miofasciais, articulares e manipulativas para correção das disfunções e alívio da dor.

Dr. *Vinicius F. Gusmão
Fisioterapeuta – Crefito 276756-F
Pós-graduado em Ortopedia e Manipulativa
Pós-graduando em Osteopatia
Formação em Acupuntura Auricular e Craniana
Formação em Dry Needling
Formação em Ventosaterapia
Formação em Pilates
Formação em Liberação Miofascial Manual e Instrumental
Formação em Tratamento da Hérnia de Disco pelo método de Dejarnette
Contato: (77) 3422-7063
Clínica Pró Physio Saúde



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)