Poções: Mutirão do Voluntários do Sertão vai atender 35 mil pessoas de graça

Em 2019, o mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão acontece de 29 de abril a 3 de maio. A cidade que sedia o evento este ano é Poções (BA). No entanto, o mutirão irá beneficiar moradores de pelo menos outras nove cidades da região: Mirante, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Manoel Vitorino, Boa Nova, Planalto, Nova Canaã, Iguaí e Ibicui.

Destas cidades, Caetanos, Mirante e Bom Jesus da Serra já registraram índices alarmantes de população vivendo em situação de miséria. O município de Mirante, em 2008, já foi destaque na imprensa por registrar o menor PIB do Brasil.

A caravana do mutirão é composta por caminhões, aviões e vans que cortam o país e realizam uma maratona de atendimentos que resultam na maior ação de Saúde e Cidadania do interior da Bahia.

Este ano, mais de 1.300 profissionais se inscreveram para atuar como voluntários na ação. Destes, foram selecionados 350 pessoas, que trabalharão diretamente em suas áreas de formação e atuação de rotina.

Para receber os atendimentos disponíveis, os interessados precisam portar RG original (ou algum documento oficial com foto) e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

O mutirão começou em 2000. De lá pra cá, mais de três mil profissionais já fizeram parte da ação. Juntos, conquistaram a marca de mais de 350 mil atendimentos e procedimentos médicos, odontológicos e sociais.

Atendimentos acontecem até a próxima sexta-feira (3). Expectativa é chegar aos 35 mil atendimentos até o final do mutirão



Destaques, Política, Saúde, Sudoeste

Comentário(s)