Turismo, alternativa econômica para Vitória da Conquista

Por Ivan Cordeiro

Pensando sobre a nossa cidade e a capacidade que ela tem para se desenvolver, para ir além e se despontar como uma cidade atrativa, criativa e inteligente, algumas indagações me pareceram necessárias: Por que Conquista ainda não se tornou definitivamente uma cidade turística? O que falta para Conquista se estabelecer no calendário do turismo nacional? Sabemos que o turismo é um grande gerador de fonte de renda e emprego, que faz crescer a economia local, gerando mais serviços e oportunidades para todos. Veremos que Vitória da Conquista reúne condições necessárias para se tornar uma das principais cidades turísticas da Bahia, e consequentemente, do país.

O turismo se faz através de aspectos religiosos, culturais, econômicos, históricos, geográficos, enfim. Podemos afirmar que praticamente toda cidade tem um potencial turístico para um determinado público. Entretanto, existem cidades que possuem com maior facilidade, um conjunto de aspectos e fatores que potencializam essa capacidade turística. A geografia de Conquista, por exemplo, com uma altitude favorável para as temperaturas amenas, que faz a cidade ser conhecida como a Suíça Baiana, possibilita uma série de atividades relacionadas a esse aspecto, como já acontece com o Festival de Inverno, e que precisa ser devidamente aproveitado com a criação de mais eventos. Entretanto, devemos cuidar mais do nosso espaço natural, a reserva do Poço Escuro, por exemplo, está sendo degradada sem nenhuma intervenção do poder público. A harmonia do meio ambiente com a comunidade local é fundamental para o fortalecimento do turismo.

Outro fator interessante e que faz parte da nossa economia local, é a produção do biscoito caseiro, realizada principalmente por produtores da zona rural, tendo um reconhecimento de sua qualidade em todo o território baiano. Soma-se a isso, a qualidade do nosso café, que tem destaque nacional com diversas premiações e que pode ser bem utilizado na promoção da nossa cidade. No ano passado, o Movimento Pró Conquistas e o Sebrae lançaram o Projeto Biscoito Caseiro, justamente com a finalidade de tornar este biscoito uma marca registrada do município. O governo atual resolveu entrar no circuito e criou o Conselho Municipal de Turismo, que segundo a Prefeitura, cabe ao conselho coordenar, incentivar e promover o turismo, bem como propor à Administração Municipal e à sociedade civil medidas para difundir e amparar o setor.

O que temos são boas iniciativas de vários segmentos, que com planejamento e organização podem fazer Conquista se destacar como um verdadeiro polo turístico do país, tanto nos negócios, na cultura, no entretenimento e, em outros cenários possíveis. Os gestores públicos são os principais responsáveis por essa transformação. Precisam sair da zona de conforto e atrair investidores, por exemplo, para a área de tecelagem e confecções aproveitando a grande produção de algodão do oeste baiano, além de promover a nossa capacidade territorial e envolver toda a sociedade nesse projeto de desenvolvimento econômico. Temos um aeroporto quase pronto para inaugurar, o que fundamentalmente facilita a atividade turística, pois os meios de transporte mais eficientes são as melhores opções para chegar nos destinos escolhidos. Enfim, é um caminho de muito trabalho e que além do planejamento e organização vamos precisar de parcerias criativas para alavancar em definitivo o turismo em Vitória da Conquista.



Artigos, Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)