COMO ABRIR UMA LOJA VIRTUAL QUANDO VOCÊ É UM COMPLETO INICIANTE

Informe Publicitário

Você já sabe o que é uma loja virtual? Já se familiarizou com o tema antes de decidir montar a sua loja virtual?

Caso sua resposta for negativa sugerimos aprender o que é e-commerce e porque você deveria começar imediatamente.

Após a leitura, você estará familiarizado com o assunto e apto a começar a montar o seu e-commerce mesmo sem entender nada de programação.

Nos dias de hoje, com o aumento constante da tecnologia várias plataformas oferecem suporte necessário para quem está desejando iniciar um e-commerce.
Em suma, é bastante importante escolher corretamente a plataforma antes de começar para não ter nenhuma experiência negativa.

Desse modo, recomendamos para você, a escolha da plataforma shopify por ser absolutamente simples e versátil. Sendo assim, separamos abaixo o passo a passo para você abrir hoje mesmo a sua loja virtual mesmo sendo um completo iniciante.

Primeiro passo

O primeiro passo para montar a loja virtual, após ter lido o artigo recomendado e se familiarizado com o tema é acessar a plataforma shopify e criar uma conta.

Sem isso, você não tem como continuar a leitura desse artigo, pois o ideal é ir lendo e montando a sua loja virtual.

Segundo passo

O segundo passo é o visual do negócio.

 Quando você monta uma loja física não se preocupa com as cores que utilizará
nas paredes?

 Não se preocupa com o logotipo que será exposto?

 Com a melhor disposição dos produtos?

Uma loja virtual não seria diferente. Nesse ínterim, é importante escolher qual a melhor imagem (template). Essas imagens podem ser pagas ou gratuitas e é importante que sejam condizentes com o produto que você esteja oferecendo.

Nessa etapa, se você está querendo criar algo realmente profissional pode optar pelos templates pagos ou até mesmo criar uma arte.

Afinal, se você fosse montar um estabelecimento físico criaria um bom logotipo para seu negócio não é mesmo? Então nessa primeira etapa não existe em investir em design, pois a imagem da loja virtual conta muito.

Terceiro passo

O terceiro passo, após a sua conta ser criada e o design do seu site ser definido é inserir os produtos na sua loja virtual.

Esse é um dos passos mais importantes, afinal são os produtos que gerarão o lucro da sua empresa.

Dessa maneira, leve em consideração as seguintes questões:

 Fotos com alta qualidade para atrair o cliente;

 Produtos de alta relevância e com grande procura;

 Descrição detalhada do produto com link para maiores informações.

Feito isso você deve preencher o SKU (Stock Keeping Unit) e o Barcode. Apesar de parecer razoavelmente chato são extremamente importantes para seus produtos aparecerem no Google Shopping.

Quarto passo

O quarto passo para montar a sua loja virtual é definir quais serão as formas de
pagamento.

Os métodos mais comuns de pagamento são:

 Transferência bancária;

 Pagamento em boleto bancário;

 Cartão de crédito.

Nessa etapa você poderá consultar na própria plataforma do Shopify quais são os métodos que a plataforma aceita e utilizá-los.

Quinto passo
Após definido quais serão as formas de pagamento pelo cliente, você deve definir quais serão os meios de entrega.

O interessante da plataforma shopify é que ela permite a você definir quantos métodos de entrega quiser.

Um outro aspecto bastante interessante disponível na plataforma, é que você pode definir o valor do frete de acordo com o peso da encomenda, ou de acordo com o volume gasto.

Desse modo, se você definir que a partir de R$ 100,00 a entrega é grátis para todo país, quando o volume de compras do cliente atingir esse montante o frete será nulo.

Sexto passo

Fundamental para todo e-commerce são os textos legais que o site deve conter, dando suporte e credibilidade ao cliente. Como textos legais podemos exemplificar:

 Política de reembolso;

 Política de privacidade;

 Termos de serviço;

 Política de reenvio da mercadoria.

A plataforma shopify oferece um espaço próprio para ser preenchido cm esses textos de modo que apareça durante o check-out da compra.

Porém, ressaltamos que é importante que esses mesmos dados apareçam no rodapé de todas as páginas do seu e-commerce.

Fora o fato de ser um texto obrigatório, caso você opte por usar o Google Merchant Center, ele cancelará sua conta, não publicando seus anúncios se os textos acima não estiverem devidamente preenchidos.

Sétimo passo

Normalmente quando você abre sua conta no Shopify ele estará totalmente escrito em inglês, sendo importante sua tradução para o português. Essa é uma etapa razoavelmente simples, bastando clicar em Online Store e seguindo as instruções das imagens abaixo:

Oitavo passo

Apoio ao cliente. Esse item é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio, afinal um cliente satisfeito se tornará um advogado da sua marca.
Responder com bastante atenção às dúvidas e perguntas dos clientes é fundamentaltanto na pré-venda quanto na pós-venda.

Quanto mais disponível e mais atencioso você for com os clientes certamente estará um passo a frente da concorrência.
Existe uma aplicação chamada Intercom que não é gratuita, mas bastante fundamental para a interação com os seus clientes.

Mas, caso não deseje no momento gastar com essa aplicação, a loja de aplicações da Shopify oferece gratuitamente algumas opções que possam satisfazer as suas necessidades.

Nono passo
O nono passo não é obrigatório para saber como abrir uma loja virtual , mas é essencial para garantir o sucesso da mesma.

Esse passo consiste em implementar o Google Analytics, é grátis e bastante extenso, tendo por desvantagem a complexidade de sua configuração.
Se você ainda está se familiarizando com o tema, pode deixar esse passo para depois, porém não se esqueça dele, pois ele guardará informações preciosas sobre seu site que ficarão armazenadas no google.

Décimo passo

Chegamos ao último passo do seu e-commerce o lançamento dele. É importante ao chegar no final de suas configurações e checar se tudo realmente está
correto. Se o design está agradável, se o site é de fácil navegabilidade, se as fotos dos produtos estão realmente atraentes, enfim, fazer um review completo.

Lembre-se que quanto melhor estiver o seu e-commerce no lançamento maiores serão as chances de sucesso.

Tenha sempre em mente o comparativo com uma loja física, e entenda que antes de inaugurar um estabelecimento sempre pensamos em todos os detalhes.

Gostou das dicas? Mãos à obra!

Aprendeu como montar uma loja virtual? Construa desse modo a melhor loja virtual. Pense que pessoas do Brasil todo estarão vendo seu site, escolhendo entre comprar os seus produtos e o de seus concorrentes.

Não hesite desse modo, em aplicar capital e tempo para deixar o seu e-commerce o melhor possível em sua inauguração e fazer o maior sucesso entre os internautas.



Conquista, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)