Estilista luta para voltar a sorrir após paralisia facial e conta experiência em blog: ‘sonho todos os dias que estou sorrindo’

A estilista Rafaella Miotto, de 33 anos, enfrenta uma luta contra a paralisia facial após retirar parte de um tumor do cérebro. Ela, que é moradora de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, montou um blog para compartilhar suas experiências e ajudar outras pessoas a superar a paralisia. O que ela mais quer é voltar a sorrir.

Além de não conseguir rir, a estilista diz que é muito difícil conviver com paralisia, pois doí e não consegue fechar os olhos.

“Eu não lidei bem com a paralisa mas prometi, antes da cirurgia, que ajudaria o máximo de pessoas possível”, afirma Rafaella, que criou o Blog “Supera”.

Em vídeo enviado ao G1 , ela conta como sua vida mudou após a descoberta do tumor e suas consequências.

Tudo começou quando ela perdeu de forma repentina a audição do ouvido esquerdo. Rafaela conta que foi ao médico e, em primeiro momento, a causa era uma sinusite, mas que quando fez um exame mais detalhado, foi constado que o som chegava ao canal auditivo mas não era repassado para o cérebro.

Desconfiou de diagnóstico errado
Ela pesquisou o assunto na internet e viu que uma das causas da surdez poderia ser um tumor, por isso, ela desconfiou do primeiro diagnóstico, quando foi informada pelo médico que se tratava de uma gripe.

“Na consulta, comentei com o médico sobre a pesquisa e ele disse que se fosse para me consultar na internet eu não tinha motivos para estar ali. Eu sai de lá muito insatisfeita e fui procurar outro”, conta ela.
Ao procurar outro especialista, conseguiu fazer exames mais detalhados e uma ressonância magnética, que detectou um grande tumor cerebral já comprimindo o celebro e varias terminações nervosas.

A partir daí, Rafaela começou a procurar um neurocirurgião e ficou assustada ao receber as primeiras informações sobre as intervenções necessárias.

“Eu estava muito assustada, queira que aquilo acabasse, porque você descobrir com 32 anos que tem um tumor cerebral e que pode ficar em uma cama pro resto da vida ou nem voltar da cirurgia, é assustador. Eu não consigo nem descrever”, conta ela.

Rafaela foi aconselhada pela família a procurar outros médicos e encontrou o que a operou. Ela revela que ele foi muito tranquilo e explicou sobre todos os riscos e sequelas que ela poderia ter.

“Antes de operar, em conversa com eles, eu tive que escolher entre tirar uma parte do tumor e depois continuar tratando ou tirar todo o tumor, o que implicaria em tirar o nervo facial, nervo auditivo. Para eles, eu não teria necessidade também de retirar o nervo facial e acabar com qualquer esperança de meu rosto voltar a ser o que era. Por isso, eu escolhi deixar o tumor. Então eu ainda tenho o tumor, eu ainda trato. Eu vou tratar para o resto da minha vida”, conta Rafaela.

Rafaela saiu da cirurgia com o mínimo de sequelas previstas, mas, como consequência, veio a paralisia facial. Ela conta que estava preparada até aquele ponto mas que não para a paralisia.

Ela começou a tratar da paralisia com fisioterapia 15 dias após a cirurgia. E revela que chegou a ter depressão mas que o apoio dos amigos e familiares foi essencial. Que sem eles, ela não conseguiria. Por isso, o blog, é uma forma dela mostrar às outras pessoas que lidam com problema, que elas não estão sozinhas e que também precisam superar.

“A paralisia não tira só sua mobilidade, ela tira sua identidade. E todo mundo quer ter uma identidade. É muito difícil, só quem realmente vive, sabe como é. A gente precisa muito da ajuda das pessoas”, ela diz.



Brasil, Destaques, Saúde

Comentário(s)