Conquista: Mostra Glauber Rocha promove homenagens à memória do artista

Uma noite memorável marcou a abertura da “Mostra Glauber Rocha – Ressuscita o povo Brasileiro”, evento realizado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista na noite dessa quinta-feira (14) no Memorial Casa Régis Pacheco.

No dia em que completaria 80 anos, o diretor, ator, escritor e roteirista conquistense foi homenageado por artistas locais em performances baseadas em sua vida e obra e prestigiado por um grande público.

O grupo teatral Apodio abriu as apresentações com a leitura “trágica” das cartas de Glauber Rocha, muitas delas endereçadas à dona Lúcia Mendes de Andrade Rocha, sua mãe. Nelas eram mencionados momentos marcantes da vida do artista, a exemplo de sua primeira ida ao Rio de Janeiro, onde iniciou os trabalhos no cinema com o diretor Nelson Pereira dos Santos e também uma carta de 1969, quando foi censurado e preso pelo Regime Militar.

Logo após foi o cantor Gutemba a apresentar um repertório com poemas do próprio Glauber, musicados por ele. Ele enfatiza a importância do cineasta para o cinema mundial e das homenagens ao seu dia na cidade em que nasceu: “é indiscutível o legado de sua obra cinematográfica. Porém, poucos conhecem seu trabalho literário que eu e Papalo Monteiro tivemos a honra de representar”.

O Dia Municipal da Cultura é também comemorado no dia 14, em homenagem ao nascimento do cineasta. Para Gutemba há uma relevância simbólica em comemorar a cultura da cidade nesta data. “Nada mais justo do que prestigiá-lo dessa forma. Isso desperta a consciência da identidade que a obra de Glauber traz ao povo da cidade”, explica o artista.

A coordenadora da Mostra, Joana Figueiredo, fala que a iniciativa faz parte de uma política de valorização da memória cultural da cidade. Joana relata como foi pensada a montagem da exposição, que, de maneira peculiar, representou em cada sala do memorial as obras e o pensamento do artista. “Nossa pretensão foi a de evocar um ideal de renascimento de toda a cultura que envolve Glauber Rocha. Buscamos apresentar sua coragem e também o misticismo característicos de sua obra”, ressaltou a coordenadora.

O fotógrafo Vivaldo Leão, popularmente conhecido como Sabiá, foi um dos presentes na abertura da Mostra. Ele relata que ficou impressionado com o cuidado da organização do evento com a ornamentação do espaço: “me recordei de um documentário de Glauber chamado Pátio, que era uma espécie de tabuleiro de xadrez, em que você joga com os quadros e fotografias. Achei muito legal”.

Para o Secretário Interino de Cultura, Adriano Gama, o reconhecimento à figura Glauber Rocha pela cidade foi colocado em evidência com o evento. “Glauber é um exemplo de um conquistense que venceu com a arte. Todo artista sabe da dificuldade de viver deste ofício. Sem dúvidas ele é, para nós, um exemplo a ser reverenciado”.

A Mostra Glauber Rocha seguirá até o dia 24 de março, no espaço do Memorial, com uma extensa programação cultural oferecida gratuitamente.



Conquista, Cultura, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)