Equipe de Higienização da UPA Vitória da Conquista tem aprovação em 100% em qualidade

A higienização dos ambientes internos de unidades hospitalares é fundamental para garantir a segurança e a saúde de funcionários e pacientes. Além de prevenir doenças e manter os locais em perfeito estado, a limpeza evita a proliferação de bactérias e a disseminação de doenças.

E esse quesito, a equipe de higienização da Unidade de Pronto Atendimento de Vitória da Conquista ( UPA- VC), sabe executar muito bem. Em auditoria realizada recentemente, ficou comprovada a eficiência de 100% em padrão de qualidade e excelência no setor de higienização da unidade.

A tarefa não é simples. Para evitar a disseminação de bactérias em hospitais, a higienização deve ser feita por profissionais preparados para lidar com esse tipo de serviço. A equipe de limpeza deve estar capacitada para utilizar os produtos de higienização, retirar o lixo, controlar produtos de limpeza e saber sobre o correto destino de matéria orgânica para que a possibilidade de contaminação seja zero.

Vânia Flores, encarregada do setor de Higienização, emocionada com as homenagens recebidas sinaliza que, para atingir indicadores de limpeza hospitalar é preciso entender que o primeiro passo é ter uma gestão de controle operacional eficiente implementada, de forma que seja possível avaliar os processos envolvidos.

“Esses indicadores têm o objetivo de facilitar o trabalho de avaliação com agilidade, clareza e precisão, permitindo que qualquer correção necessária seja realizada a tempo, além de melhorar os procedimentos de higienização. Aqui na UPA temos uma equipe comprometida, ficamos muito felizes com todas as homenagens e me senti realizada, aqui realizo meus projetos de vida”, Gildeano Santos, agente de coleta da unidade, afirma que a premiação reforça ainda mais o trabalho da equipe.

“Ficamos muito felizes com as homenagens e nos alegra saber que somos reconhecidos, o que nos anima a buscarmos cada vez trabalhar de maneira eficaz”,
Beatriz Messias, agente operacional, reforça a opinião do colega.

“Fiquei emocionada e contente em saber que nosso trabalho tem qualidade e reconhecimento, continuaremos comprometidos com a equipe da UPA e principalmente com todos os usuários do SUS”.

Nas unidades geridas pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), a exemplo da UPA de Vitória da Conquista, os diretores investem na qualidade destes serviços, garantindo a saúde tanto do paciente quanto do funcionário.

José Antônio Sousa, presidente do IBDAH, afirma que é extremamente necessário que o profissional tenha uma instrução adequada para atuar corretamente, além do comprometimento, já que a limpeza é primordial diuturnamente em todas as áreas, mas especialmente em leitos ou em centros cirúrgicos, UTI’s e enfermarias.

“E em todas as unidades geridas por nós, para que o funcionário possa trabalhar de forma responsável eles são treinados com frequência, recebem o material necessário e aprendem sobre todos os procedimentos, como o uso obrigatório de EPI’s (equipamentos de proteção individual) e instruções práticas. Essas medidas só reforçam o nosso compromisso com a saúde do cidadão e, sem dúvida, estamos muito felizes com a comprovação dessa qualificação”,
comemora Sousa.



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *