Fala, especialista: Conheça mais a Acupuntura Auricular

Por *Vinicius F. Gusmão – Fisioterapeuta

A acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que combate a dor, conflitos emocionais e desequilíbrios orgânicos de maneira natural e com bem menos efeitos colaterais do que os tratamentos medicamentosos.

Um dos tratamentos alternativos mais procurados por aqueles que sofrem de diversas condições patológicas (seja emocional ou física) é a Acupuntura Auricular. Usando o mesmo princípio da acupuntura e a mesma teoria de correlação entre pontos depressão na pele e funções dos órgãos internos do corpo, a Acupuntura Auricular é utilizada de forma mais localizada e menos invasiva, o que a torna indolor em alguns casos.

A Acupuntura Auricular visa fazer com que o corpo funcione melhor e de forma mais saudável através de estimulação de pontos energéticos localizados na orelha. Na sessão de Acupuntura Auricular são utilizadas agulhas pequenas que chamamos de agulhas semi-permanentes, sementes e cristais radiônicos que ficam na orelha por até 7 dias.

A técnica é capaz de tratar diversas doenças como hipertensão arterial, alterações menstruais, cefaleias, enxaquecas, alergias, obesidade, ansiedade, depressão, dores musculoesqueléticas, dores articulares (fibromialgia), distúrbios digestivos, doenças respiratórias e tantas outras. A
Acupuntura Auricular também é bastante utilizada no tratamento de tabagismo, alcoolismo e perda de peso.

É recomendada para todas as idades, desde bebês até idosos. A técnica é relativamente contra-indicada apenas em casos de mulheres grávidas acima dos
três meses de gestação e indivíduos com câncer em metástase. Na maioria dos casos, os resultados começam aparecer logo após a primeira aplicação sendo que o paciente após receber a aplicação retorna para sua casa e suas atividades com as agulhas, sementes ou cristais fixados na orelha por um período de 5 a 7 dias, sendo retirada posteriormente pelo próprio paciente.

Essa terapia pode ser feita sem encaminhamento médico. Normalmente é feita apenas uma
sessão por semana.

*Dr. Vinicius F. Gusmão
Fisioterapeuta – Crefito 276756-F
Pós-graduado em Ortopedia e Manipulativa
Pós-graduando em Osteopatia
Formação em Acupuntura Auricular e Craniana
Formação em Dry Needling
Formação em Ventosaterapia
Formação em Pilates
Formação em Liberação Miofascial Manual e Instrumental
Formação em Tratamento da Hérnia de Disco pelo método de Dejarnette
Contato: (77) 3422-7063
Clínica Pró Physio Saúde



Artigos, Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)