Blog do Rodrigo Ferraz relembra assassinato da pastora Marcilene e sobrinha; caso chocou Conquista

No dia 20 de janeiro de 2016 Vitória da Conquista e região acordou com a notícia chocante de um crime brutal. O assassinato da pastora Marcilene Oliveira Sampaio, 38 anos, e a sobrinha dela Ana Cristina Santos Sampaio, 36 anos. Segundo investigações da polícia, elas teriam sido assassinadas na madrugada, após serem perseguidas e sequestradas entre a estrada que liga Vitória da Conquista e Barra do Choça. As mortes, segundo a polícia, foram provocadas por pedradas. O marido dela, o pastor Carlos Eduardo, também chegou a ser agredido, mas sobreviveu.

O caso ganhou repercussão em toda a imprensa baiana e, inclusive, nacional. A Polícia Civil prosseguiu com uma investigação ágil e descobriu o mandante do crime e os colaboradores dias depois. Todos chegaram a serem detidos.

As investigações apontaram que outro pastor seria o mandante do crime, o pastor Edimar dos Santos Brito, com quem a família da pastora Marcilene chegou a comandar uma igreja anos atrás. Mas por causa de algumas desavenças no modo de congregar, a família da pastora teria abandonado esta igreja e fundado uma nova congregação, e a grande maioria dos fiéis preferiram seguir com a pastora. O que teria causado grande revolta no pastor Edimar. Esse então, seria o principal motivo para o crime, uma espécie de acerto de contas, vingança mesmo.

Os participantes do crime identificados como Fábio de Jesus Santos e Adriano Silva Santos foram presos dias após o acontecido. Meses depois Adriano foi condenado em júri a uma pena de 30 anos. O pastor Edimar e o outro autor do crime Fábio, ficaram presos por meses, mas devido a demora para irem a julgamento, conseguiram na justiça um alvará de soltura.

No entanto, no dia 18 de junho de 2018, o Juiz de Direito Reno Viana Soares, da Vara do Júri e Execuções Penais de Vitória da Conquista, decretou novamente a prisão preventiva do Pastor Edimar da Silva Brito, do Pastor Fábio de Jesus Santos e do Vigilante Adriano Silva dos Santos, em decisão de pronúncia que determinou que todos eles sejam julgados pelo Tribunal do Juri.Mas o pastor fugiu, desobedecendo assim a decisão judicial. E foi localizado meses depois na região de Itabuna e preso novamente.

O pastor Edimar Brito, suspeito de mandar matar a também pastora Marcilene Oliveira Sampaio e uma sobrinha dela, Ana Cristina Sampaio, foi preso novamente sete dias após a nova decisão juciaial. Edimar se apresentou na delegacia de Itabuna, no sul da Bahia. Edimar foi preso no mesmo mês e ano do crime, mas foi solto em 20 de junho de 2017, e desde então seguia em liberdade.

Ainda não há data para o júri que irá decidir se o pastor será condenado ou absolvido. Também não há informações se o suspeito irá a júri popular. Mas com certeza esse foi um dos casos mais chocantes e tristes que marcaram a imprensa conquistense nos últimos anos.



Conquista, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)