VLT EM SALVADOR: ZÉ RAIMUNDO DESTACA INTERESSE DE EMPRESÁRIOS CHINESES PELA BAHIA

Ao participar de ato de assinatura de contrato para implantação do Sistema de Veículo Leve de Transporte (VLT), em Salvador, realizada nesta quarta-feira (13), na Governadoria, o deputado estadual Zé Raimundo avaliou positivamente o interesse de empresários chineses em investir na Bahia: “Eles já estão investindo na construção da Ferrovia Oeste/Leste (FIOL) e no Porto Sul, em Ilhéus, partindo agora para um terceiro projeto em terras baianas, que é a implantação do VLT.  Os chineses estão com grande apetite em relação à Bahia, como se vê, devendo partir para apoiar um quarto projeto estruturante de impacto, que é a construção da ponte Salvador/Itaparica”, comentou.

Após a assinatura do contrato no VLT, que ligará o Comércio, em Salvador, até a Ilha de São João, no município de Simões Filho, Zé Raimundo ainda destacou:  “Estamos testemunhando mais uma grande obra do governador Rui Costa, com grande repercussão em Salvador, como as que vem fazendo no interior da Bahia”. O contrato do VLT foi assinado pelo Governo do Estado e pelo consórcio vencedor do leilão realizado em maio de 2018, a Skyrail Bahia, composto pelas empresas Build Your Dreams (BYD Brasil) e Metrogreen, responsável pela implantação e operação do sistema. A obra, no valor de R$ 1,5 bilhão, será realizada por meio da modalidade de Parceria Público-Privada (PPP).

O VLT substituirá o atual sistema de trens que faz a linha da Estação da Calçada ao bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, beneficiando os mais de 600 mil moradores da região.  De acordo com o projeto, terá cerca de 20 quilômetros de extensão, 22 estações e capacidade para transportar em torno de 150 mil usuários por dia. Será do tipo monotrilho, movido à propulsão elétrica, sem emissão de agentes poluentes que prejudicam o meio ambiente.



Bahia, Destaques, Internacional, Política

Comentário(s)