Equipe da UPA de Vitória da Conquista intensifica ações de controle à infecção hospitalar

Evitar as infecções hospitalares é um importante sinal de qualidade de assistência prestada e também de bem-estar ao assistido e redução significativa de custos e do tempo de internação.

Na Unidade de Pronto Atendimento de Vitória da Conquista, os profissionais estão intensificando durante toda semana, as ações de controle de infecção hospitalar que norteiam boas práticas, visando a prevenção e o controle das infecções.

A ação Intitulada como ‘Operação Zero’, conta com o empenho da equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e demais colaboradores onde estão orientando pacientes e familiares sobre a importância da lavagem correta das mão, um ato simples e que salva vidas.

Liliana Prado, membro da CCIH, informou que o objetivo das ações é prevenir as infecções e dar uma maior segurança aos pacientes, além de garantir que todos estejam bem informados sobre os cuidados a serem tomados.

“Temos um cuidado especial quando o assunto é promover uma assistência de qualidade e com prevenção, por isso, intensificamos ainda mais as orientações. Conversamos com pacientes, familiares sobre a importância de estarmos atentos, principalmente com a maneira correta de higienizar as mãos. Felizmente todos entenderam serão multiplicadores do que aprenderam”.

Conheça algumas medidas para prevenir a infecção hospitalar:

– Higienização das mãos; uso racional de antibióticos: usar esse medicamento apenas conforme a orientação médica, para evitar o fortalecimento das bactérias; limpeza adequada do hospital, de modo a matar as bactérias que circulam no ambiente; uso adequado das precauções de contato; educação continuada dos profissionais de saúde, que lembre das medidas básicas como a higienização das mãos, entre outros.


Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)