Barra do Choça: Sema entrega materiais para cercamentos de nascentes do Rio Catolé

Visando a recuperação do rio Catolé Grande, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) realizou a entrega de materiais para a implantação de cercas de proteção de Áreas de Preservação Permanentes (APP). São 48 quilômetros de cercas nas áreas de proteção de nascentes e matas ciliares de imóveis rurais. A entrega aconteceu na última nesta sexta-feira (11), em Barra do Choça, Sudoeste Baiano, na Associação dos Produtores e Irrigantes do município.

O apoio da Sema vem por meio de um Termo Coletivo de Prestação de Serviços Ambientais junto com o  Ministério Público do Estado da Bahia de Barra do Choça e Vitória da Conquista, com o objetivo de recuperação dos passivos ambientais em atendimento aos programas de regularização ambiental (PRA), oriundos dos Cadastros Estaduais Florestal de Imóveis Rurais feitos pelos agricultores.

De acordo com o termo de acordo coletivo, serão distribuídos 11.520 estacas de eucalipto tratado; 480 mourões esticados de eucalipto tratado; 198 mil metros de arame liso; 1.152 mil esticadores de arames e 14.440 balancins espaçadores, como forma de contribuição da Sema à recuperação da vegetação nativa e conseqüente melhoria ambiental e segurança hídrica da região Sudoeste.

Rio Catolé

O rio Catolé Grande está localizado no Sudoeste do estado da Bahia. Nasce no município de Vitória da Conquista e deságua no rio Pardo, em Itapetinga. De sua nascente até a foz são aproximadamente 80 km de extensão. Na área urbana de Itapetinga, ele percorre um curso de aproximadamente 9,5 km. O rio influi diretamente no abastecimento de sete cidades do sudoeste baiano: Barra do Choça, Vitória da Conquista, Itapetinga, Itambé, Caatiba, Nova Canaã e Planalto.



Destaques, Polícia, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)