Polícia identifica atirador que matou 4 durante missa na Catedral e cometeu suicídio logo depois

A Polícia Civil confirmou na tarde desta terça-feira (11) que o atirador que matou quatro pessoas durante uma missa na Catedral Metropolitana de Campinas (SP) é Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos, que tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) registrada em Valinhos (SP). Ele cometeu suicídio após o crime e outras quatro pessoas ficaram feridas após serem atingidas por disparos.

O delegado José Henrique Ventura disse que já foi apurado pela Polícia Civil que Euler chegou a fazer tratamento de depressão. O atirador morava com os pais, não trabalhava desde 2015 e tinha, de acordo com ele, um “perfil estranho”. [veja relato abaixo]

Segundo a Polícia Civil, a profissão do atirador era analista de sistemas, mas na ficha de identificação civil dele consta que ele era publicitário. O atirador não tinha antecedentes criminais.

O que já se sabe sobre o ocorrido:
Uma missa havia começado às 12h15;
Um homem entrou armado na Catedral, por volta das 13h;
Ele sentou em um dos bancos da igreja e, ao final da celebração, disparou cerca de 20 tiros;
Ele matou quatro homens, deixou quatro pessoas feridas e cometeu suicídio na sequência;
Os mortos não foram identificados;
A motivação do crime é investigada pela polícia;
Os feridos foram levados ao Mário Gatti, Beneficência Portuguesa e Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp – veja, abaixo, o estado de saúde de cada um deles;
Para a polícia, o atirador “executou um plano que tinha na cabeça”;
O atirador foi identificado como Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos – ele chegou a trabalhar no Ministério Público como auxiliar de promotoria, mas saiu do órgão em 2014
Segundo a Polícia Civil, o atirador fez tratamento de depressão, era recluso, morava com os pais e tinha um “perfil estranho”.
Desconhecido
“Pelo que a gente tem de informação, ele nunca teria sido visto aqui. Não é uma pessoa conhecida que frequenta o local [igreja]”, complementou Ventura.

Além disso, Grandolpho chegou a trabalhar como auxiliar de promotoria no Ministério Público do estado de São Paulo. Segundo a assessoria do órgão, ele exonerou-se em julho de 2014.

De acordo com Ventura, aparentemente não havia relações entre o atirador e as vítimas. Um perfil de Grandolpho em rede social diz que ele estudou na Unip e no Colégio Técnico da Unicamp.

Os quatro mortos são homens e as identidades deles não foram confirmadas até a publicação.

‘Perfil estranho’

De acordo com a Polícia Civil, o atirador era bastante recluso, costumava ficar dentro do quarto, saia muito pouco de casa e chegou a fazer tratamento contra depressão. “Ele tinha um perfil muito estranho, era muito fechado. De 2015 para cá não trabalhou mais”, disse José Henrique Ventura.



Brasil, Destaques, Polícia

Comentário(s)