Delegado detalha caso de homem que matou 4 pessoas e se suicidou logo depois do crime dentro de Igreja

Um homem matou quatro pessoas e deixou quatro feridas durante uma missa na Catedral Metropolitana, no Centro de Campinas (SP), na tarde desta terça-feira (11), segundo o Samu, Bombeiros e Polícia Militar. O suspeito pelos disparos na igreja cometeu suicídio em seguida.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o suspeito teria entrado na Catedral com uma pistola e um revólver calibre 38, e se matado em frente ao altar após os crimes.

A PM chegou a falar que o atirador havia matado cinco pessoas, mas depois corrigiu a informação.

O que já se sabe sobre o ocorrido:

  • Uma missa havia começado às 12h15;
  • Um homem entrou armado na Catedral, por volta das 13h;
  • Ele sentou em um dos bancos da igreja e, ao final da celebração, disparou cerca de 20 tiros;
  • Ele matou quatro homens, deixou quatro feridos e cometeu suicídio na sequência;
  • Os mortos não foram identificados;
  • A motivação do crime é investigada pela polícia;
  • Os feridos foram levados ao Mário Gatti, Beneficência Portuguesa e Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp – veja, abaixo, o estado de saúde de cada um deles;
  • Segundo o delegado que investiga o caso, o suspeito sentou em um banco a dez metros da porta da igreja, ficou nele por um período, e as primeiras pessoas atingidas estavam atrás;
  • Para a polícia, o atirador “executou um plano que tinha na cabeça”

20 disparos

O delegado do 1º Distrito Policial, Hamilton Caviola Filho, viu imagens do circuito de segurança dentro da igreja no momento da ação. Ele estima pelo menos 20 disparos.

“Ele sentou a uns dez metros para a frente da porta. Ele não entrou atirando, primeiro ele senta em um banco”, afirma. De acordo com o delegado, logo após a entrada do atirador, três pessoas sentaram no banco atrás dele e foram as primeiras a serem atingidas. Entre elas, uma morreu.

“Ele usou uma arma, mas estava com duas. Motivação a gente só vai saber quando identificar, para saber o histórico dele. Eu estou me reportando às imagens. Ele [atirador] parou, pensou e executou o plano que tinha na cabeça […] Ele se matou, mas o policial deve ter alvejado ele porque estava com um tiro na costela, depois desse tiro ele caiu e se matou”, diz o delegado.

O delegado José Henrique Ventura, do Departamento de Polícia Judiciária (Deinter-2) afirmou que o atirador usou dois dos quatro carregadores nos assassinatos e todos os mortos são homens.

 Homem matou fiéis dentro da Catedral de Campinas — Foto: DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO Homem matou fiéis dentro da Catedral de Campinas — Foto: DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Homem matou fiéis dentro da Catedral de Campinas — Foto: DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

“A maioria idosos, pessoas inocentes, e ele [suspeito] acabou disparando contra todas essas pessoas. A cena é desesperadora, uma tragédia muito grande”, diz o guarda Alexande Moraes.

Os mortos não foram identificados e a polícia investiga a motivação do crime. A princípio, a informação recebida pela EPTV é de que houve um assalto antes, mas autoridades negaram.

“As vítimas não foram identificadas ainda. Socorremos quem poderia ser socorrido e investimos em quem nós achamos que poderia retornar do quadro grave […] Não temos informação sobre motivação e sobre quem são as vítimas”, explica o bombeiro Alexandre Monteiro.
Quatro feridos em tiroteio no centro de Campinas (SP) não correm risco, segundo bombeiros.

Homem invade missa, mata cinco e comete suicídio na Catedral de Campinas — Foto: Igor Estrella/ G1 Homem invade missa, mata cinco e comete suicídio na Catedral de Campinas — Foto: Igor Estrella/ G1
Homem invade missa, mata cinco e comete suicídio na Catedral de Campinas — Foto: Igor Estrella/ G1

Crime ocorreu na tarde desta terça-feira, em Campinas — Foto: Johnny Inselsperger / EPTV Crime ocorreu na tarde desta terça-feira, em Campinas — Foto: Johnny Inselsperger / EPTV
Crime ocorreu na tarde desta terça-feira, em Campinas — Foto: Johnny Inselsperger / EPTV

Equipes do Samu e dos Bombeiros foram enviadas ao local, por volta das 13h20, para atender aos feridos. A informação inicial é de que uma mulher de 65 anos, com lesões na região da cervical, foi socorrida ao Hospital Mário Gatti, mas está fora de risco; e para a mesma unidade foi encaminhado um homem, de 84, que foi atingido nas regiões do tórax e abdômen e passará por cirurgia.

Uma mulher, de 40 anos, foi levada ao Hospital de Clínicas da Unicamp, enquanto que a quarta pessoa ferida foi socorrida ao Hospital Beneficência Portuguesa. O entorno da Catedral está isolado e câmeras de monitoramento da CinCamp registraram a movimentação na área.

Multidão na frente da Catedral, em Campinas — Foto: Fernando Evans / G1 Multidão na frente da Catedral, em Campinas — Foto: Fernando Evans / G1
Multidão na frente da Catedral, em Campinas — Foto: Fernando Evans / G1

Vítimas são atendidas pelo Samu e Bombeiros, na Catedral — Foto: Johnny Inselsperger / EPTV Vítimas são atendidas pelo Samu e Bombeiros, na Catedral — Foto: Johnny Inselsperger / EPTV
Vítimas são atendidas pelo Samu e Bombeiros, na Catedral — Foto: Johnny Inselsperger / EPTV

Arquidiocese se manifesta
Em rede social, a Arquidiocese de Campinas lamentou a tragédia nesta terça-feira.

ArquidioceseCampinas
@ArqCampinas
Um tiroteio deixou pelo menos cinco pessoas mortas e outras quatro feridas no começo da tarde desta terça-feira (11), dentro da Catedral Metropolitana de Campinas, no Centro da cidade, segundo informações do… https://www.facebook.com/106101419457782/posts/2020074988060406/ …

25
2:39 PM – Dec 11, 2018
Twitter Ads info and privacy
26 people are talking about this
Twitter Ads info and privacy
Suspeito matou quatro pessoas e praticou suicídio, em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV Suspeito matou quatro pessoas e praticou suicídio, em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV
Suspeito matou quatro pessoas e praticou suicídio, em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV

Prefeitura se manifesta
Em nota, a administração informou que está mobilizada para atendimentos e o prefeito, Jonas Donizette (PSB), ficou “estarrecido com o brutal crime e dedica suas orações às vítimas e famílias”.



Brasil, Destaques, Polícia

Comentário(s)