Saúde: Os números da Aids em Conquista e região; é preciso se prevenir para evitar o vírus

Os casos de Aids continuam chamando a atenção na região Sudoeste. Do ano de 2016 até então foram registrados ao menos 502 novos casos, desses 143 foram somente neste ano, sendo eu 19 são gestantes. Os dados são do Centro de Atenção e Apoio à Vida – CAAV.

O primeiro caso de AIDS em Vitória da Conquista foi notificado em 1985 e até novembro de 2018, 1231 pacientes estão em tratamento com o uso de Anti-retroviral.

Durante esses dois últimos anos, o CAAV realizou mais de 11 mil sorologias e mais de 9.000 Testes Rápidos Diagnósticos para detecção do vírus HIV. Faz Acompanhamento de gestantes com consultas Obstétrica e orientação para o pós-parto e a não amamentação dessas crianças, distribuindo Fórmula Láctea para crianças com idade entre 01 (um) e 02 (dois) anos.

Com atendimento integral e humanizado, o CAAV garante a qualidade de vida dos portadores e atua na prevenção de novos casos, principalmente junto às populações vulneráveis, aos adolescentes e jovens. O CAAV atende à população conquistense e da região circunvizinha por ser Referencia Nacional da Saúde. O número de atendimentos diários chega a uma média de 450 pessoas.

O CAAV é referência para atendimentos à vítima de violência sexual e ABO, fazendo parte da rede de atenção. Neste ambulatório, realizamos atendimento com foco ao cumprimento do protocolo referente à profilaxia do HIV e demais IST e contracepção de urgência.

O órgão conta com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais com médico infectologista, obstetra, ginecologista, urologista, psicólogos, assistentes sociais, bioquímico, farmacêutico, enfermeiros, dentistas e equipes técnicas e administrativas.

Distribui insumos de prevenção (preservativos masculinos e feminino) mais de 633 mil (nos últimos dois anos 2017 /2018).



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)