Fabrício comemora aprovação da Comenda 2 de Julho para a deputada Alice Portugal

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) será homenageada com a mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), a Comenda 2 de Julho. A indicação é do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) e já foi aprovada pela Casa. A Comenda 2 de Julho é um título da Alba que homenageia pessoas que se destacam ou se destacaram em sua área de atuação. A data da solenidade para a honraria será divulgada em breve.

“Alice é uma grande companheira política, muito importante para minha trajetória. É uma das mais destacadas deputadas da Câmara dos Deputados, uma voz baiana em Brasília em defesa de nosso povo. Essa homenagem é justíssima, porque é uma forma de reconhecer o valor de Alice, sua contribuição para o desenvolvimento da Bahia e o fortalecimento da democracia em nosso país. Nós precisamos lutar por mais e mais mulheres na política. Mulheres como Alice, uma parlamentar fundamental para a democracia brasileira”, disse Fabrício.

Do movimento estudantil para a Câmara dos Deputados – Alice é farmacêutica, bioquímica e servidora da UFBA, militou no movimento estudantil e contra a ditadura militar. Na década de 1980, presidiu, por três vezes, o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da UFBA (ASSUFBA). Em 1994, foi eleita deputada estadual, sendo reeleita e tendo recebido todos os prêmios da imprensa baiana pelo êxito dos seus mandatos.

Em 2004, foi eleita deputada federal, exercendo um mandato bastante dinâmico. Em 2016, foi escolhida pelo seu partido para ser a candidata a prefeita de Salvador. Alice é relatora do projeto de Política Nacional de Assistência Estudantil, é uma das autoras da Lei do Piso Salarial Nacional do Professor e são dela as leis que recriaram a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

Por sete vezes consecutivas, o DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) a incluiu na lista dos 100 mais influentes do Congresso Nacional. Em 2017, Alice Portugal assumiu a liderança do PCdoB na Câmara – no mesmo ano em que ela completou 39 anos de militância no partido. Em 2018, foi reeleita deputada federal com mais de 120 mil votos.



Bahia, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)