Embasa busca medidas para garantir abastecimentos de Piripá

A Embasa vai enviar técnicos ao município de Piripá para realizar estudo que viabilize medidas visando garantir o abastecimento de água limpa, além de alternativas emergenciais de curto prazo já adotadas para afastar o risco de colapso no abastecimento, devido à seca prolongada no semiárido baiano. A iniciativa solicitada pelos mandatos dos deputados Zé Raimundo (estadual) e Waldenor Pereira (federal), em atenção às lideranças municipais, foi anunciada ontem (29), em audiência com o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, junto com o diretor de Operações do Interior, Ubiratã Cardoso.

Participaram da reunião com a direção da Embasa o deputado Zé Raimundo, o prefeito Flávio Rocha e os vereadores Jurandi Costa e Jovino, do município de Piripá.  A situação do município foi detalhada pelas lideranças, segundo as quais o risco de colapso no abastecimento de água é iminente, uma vez que a barragem de bonito, que pertence a Embasa, está com seus reservatórios praticamente esgotados e não pode mais fornecer água para Piripá. Desde agosto passado o fornecimento de água tem sido feito via  adutora através da tubulação que liga a barragem do Champrão, do município de Condeúba, que também está com seu volume bastante baixo.

 A ideia da realização de estudos da Embasa é a de buscar outros mananciais como alternativa. Zé Raimundo ressaltou que no caso de medidas de longo prazo, também o deputado Waldenor Pereira está articulando em Brasília, junto à bancada federal, na busca de recursos de Emenda Parlamentar para construção da barragem de Morrinhos, cujo projeto está pronto. “Foi uma reunião muito proveitosa e saímos todos bastante esperançosos de que soluções de curto e médio prazos serão encontradas”, avaliou Zé Raimundo.



Destaques, Política, Sudoeste

Comentário(s)