Escola e construção de valores: desafios a uma formação articulada na relação entre aluno x família

Por Benjamin Nunes Pereira *

Benjamin Nunes Pereira, é licenciado em História, pós-graduado em Programação e Orçamento Público e Antropologia com ênfase na cultura afro-brasileira, Bacharel em Direito e bancário aposentado

A escola tem um valor no cenário educacional de suma importância para o educando, quando bem articulada em sua composição, entre aluno,
professor e a família.

O aluno cria prazer pela disciplina lecionada, quando ela é didaticamente aplicada e para isso o professor precisa demonstrar esses conhecimentos pedagógicos e específicos, para o enriquecimento estudantil, também é importante que a família caminhe de braços dados com seus filhos, no acompanhamento dos seus estudos para que se tenha um melhor desenvolvimento de sua aprendizagem.

Desta forma, com as novas tendências educacionais modernas, como as tecnológicas e metodologias científicas, muito se tem auxiliado na aprendizagem educativa do alunado, como isso faz com que a construção do saber se fundamenta na promoção de valores diante de uma pedagogia eficaz.

Portanto, quando a escola trabalha junto com a comunidade, a família do aluno, com a preocupação pedagógica do grande educador Paulo Freire “de que não existe saberes mais, nem saberes menos, o que existe são saberes diferentes”. Nesse pensamento interpretativo a tendência da escola é ser de boa qualidade.

*Benjamin Nunes Pereira, é licenciado em História, pós-graduado em Programação e Orçamento Público e Antropologia com ênfase na cultura afro-brasileira, Bacharel em Direito e bancário aposentado.



Artigos, Destaques, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)