Surto em Conquista – Mulher já matou 31 escorpiões dentro de sua residência: “Apareceu no rosto do meu esposo”

Moradores do bairro Campinhos, na cidade de Vitória da Conquista, sofrem com a presença de escorpiões dentro das casas e em terrenos abertos. O local é o mesmo em que uma bebê recém-nascida foi picada sete vezes por um escorpião-amarelo e sobreviveu. A pediatra que atendeu Maria Sofia Silva Ferreira no hospital achou o animal, ainda vivo, preso ao cordão umbilical da paciente.

Um morador do mesmo bairro que a pequena Maria Sofia contou que viu um animal dentro da garagem da casa dele e o matou antes que a filha de três anos fosse picada.

Outra moradora do bairro, identificada como Bluma, diz que já matou 31 escorpiões dentro de casa desde o início do ano. A filha dela já foi picada, e levada para uma unidade de saúde do município. O marido dela, por pouco, não passou pela mesma situação.

O bairro Campinhos tem muitos terrenos abertos, o que tem preocupado moradores por causa do aparecimento de escorpiões. Após colocar fogo nas plantações, moradores encontraram mais de 15 animais escondidos sob pedras e entulhos.

Os moradores do bairro esperam que a Prefeitura de Vitória da Conquista faça mais uma limpeza no terreno. A última foi feita no mês de agosto.

Uma galeria também preocupa a população do bairro. A saída de esgoto que passa por toda a localidade de Campinhos acumula baratas, animal que faz parte da cadeia alimentar dos escorpiões.

Caso

No dia 6 de setembro, Maria Sofia Silva Ferreira, de apenas 3 dias de vida, foi atacada por um escorpião. De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a criança foi levada para um posto de saúde por familiares após apresentar aumento da frequência cardíaca, excesso de saliva e recusa alimentar.

Na unidade médica, Maria Sofia passou por uma triagem. Após ser atendida, ela foi encaminhada para o Hospital Municipal Esaú Matos. Ao examinar novamente a bebê, os médicos encontraram o animal. O escorpião estava preso no cordão umbilical da criança, escondido dentro da fralda.

De acordo com o laudo médico da unidade de saúde onde a menina foi atendida pela segunda vez, foram aplicadas seis ampolas do soro antiescorpiônico na criança. Após passar três dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a menina teve alta, em 9 de setembro.

A família de Maria Sofia recebeu a ajuda de um morador da cidade, que se comoveu com o caso e doou seis meses de aluguel. Com isso a família mudou de casa.



Conquista, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)