Unimed do Sudoeste participa da “Coopere com a Vida”: Cooperativismo baiano levanta a bandeira da doação de órgãos

Neste mês de setembro, 31 cooperativas baianas atuantes em 65 municípios estão unindo forças em torno de uma causa social: o incentivo à doação de órgãos. Desde 2017, a campanha estadual “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família” é a atividade escolhida e coordenada pelo Sistema Cooperativista Baiano, formado pelo SESCOOP/BA (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia) e pela OCEB (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia), como parte da ação nacional do Dia de Cooperar 2018, conhecido como Dia C, que é hoje o principal programa de Promoção Social realizado por cooperativas de diversos ramos e entidades cooperativistas em todo o Brasil.

A campanha “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família” busca chamar atenção para uma difícil realidade: a fila de espera por órgãos na Bahia ainda é alta.

Atentas a essa situação, cooperativas de diferentes regiões da Bahia se comprometeram com a campanha “Coopere com a Vida” e realizam, desde o dia 21 de setembro, uma grande mobilização que começou nesse dia, mas se estenderá até o final do ano.

A Unimed do Sudoeste aderiu à campanha e nesta sexta-feira os duzentos colaboradores estão vestindo, literalmente, a camisa. Além disso, na próxima semana haverá uma programação para beneficiários do Programa Viver Mais (Programa de Prevenção e Promoção à Saúde) acerca do tema.

Estão previstas a realização de palestras educativas, panfletagem, caminhada em prol da campanha, mobilização por meio de redes sociais e canais de comunicação envolvendo colaboradores e integrantes das cooperativas, além de familiares e amigos, com a intenção de chamar a atenção para a necessidade do engajamento popular neste ato humanitário e de solidariedade.

Na capital baiana, o auge da campanha ocorreu no dia 22 de setembro, sábado, com a realização da VI Caminhada Cooperativista Baiana no Dique do Tororó.

Sobre a doação de órgãos:

São 1.633 pacientes cadastrados na lista de espera por um transplante dos seguintes órgãos: rim, fígado, coração, pulmão e córnea. A maioria aguarda pela doação de um rim, com 916 pacientes, seguido da doação de córnea, com 710 (Dados de Julho/2018 do Registro Baiano de Transplantes). Já no Brasil são mais de 30 mil pacientes cadastrados em lista de espera para um transplante dos seguintes órgãos: rim, fígado, coração, pulmão, pâncreas e córnea, segundo informações da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

O desafio de ampliar o número de transplantes tanto na Bahia quanto no Brasil passa pela superação de umas das principais dificuldades apontadas pela ABTO: a recusa familiar à doação.

 

 

Quem pode doar?

Todos nós podemos ser doadores de órgãos. Pessoas menores de 21 anos precisam de autorização dos responsáveis. O mais importante é comunicar a família.

Junte-se a nós e venha levantar a bandeira da doação de órgãos!



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)