Conquista: aumento da passagem para R$4,15 é ‘fake news’

Do Blog da Resenha Geral

Veiculou-se durante os últimos dias, notícias apontando reajuste do preço da passagem do transporte intramunicipal para o valor de R$ 4,15. Essas notícias são falsas informações – FakeNews.

Tudo começou em entrevista concedida pelo prefeito do município, Herzem Gusmão, em programa na Rádio Clube, de Conquista. Referindo-se a uma exigência imposta pela Viação Cidade Verde para assumir a lacuna deixada pela Viação Vitória – ele replicou a necessidade de reajuste de valor da tarifa exigida pela empresa.

Segundo apurado, a Viação Cidade Verde colocou o reajuste da tarifa de transporte como exigência para assumir as linhas do lote 1, antes operadas pela Viação Vitória.

Entretanto, não existe valor, nem tampouco prazo para isso acontecer.

O vereador Coriolano Morais – o professor Cori – (PT), levou ao executivo municipal a ideia de elaborar um projeto de lei para diminuir, ou extinguir, o imposto sobre a prestação de serviço (ISS) cobrado pelo município da empresa. Essa proposta tem por objetivo reduzir os custos de operação da empresa no município para minimizar, ou até anular, um possível aumento da tarifa, se provar a necessidade.

O que tem acertado são estudos: A empresa e a prefeitura irão construir planilhas para avaliar os custos de operação da empresa no município. A partir daí, poderá-se-a enxergar o panorama financeiro do transporte público, a necessidade ou não de reajuste, e valores.

Vale lembrar, recente a justiça determinou um novo certame para a seleção do lote 2 operado pela Viação Cidade Verde em Conquista, em vista de irregularidades encontradas na licitação em que a empresa ganhou a outorga para operar no transporte público.

Portanto, nenhuma afirmativa que defina valores é verdadeira tratando-se de transporte intramunicipal nos limites de Conquista.



Conquista, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)