Opinião: Você é Colaborativo ou Negativo?

Por *Gustavo Leão

Existem muitos estudos e pesquisas sobre os mais variados tipos de perfis comportamentais, mas tem 02 que são praticamente opostos e de fácil identificação. Refiro-me aos perfis Colaborativo e Negativo.

São bastante específicos e por isso no “arriar das malas” qualquer um já pode enxergar suas marcas. Os próprios nomes já dizem tudo, mas vamos detalhar suas atitudes mais recorrentes.

O perfil Colaborativo está sempre animado e motivado, seja para manter uma situação ou mudá-la. Adapta-se fácil às mudanças, e adora receber ideias novas, desde que sejam para o bem coletivo.

Tem energia de sobra e é um entusiasta em desenvolver pessoas e criar uma corrente do bem. Não se abate e nem fica “chorando as mágoas” quando suas ideias não vingam ou são superadas por outras, afinal, tem um enorme potencial em criá-las facilmente, e o mais importante, tem disposição e coragem em sempre colocá-las à mesa e desenvolvê-las.

Quando pensamos no perfil Negativo, NÃO podemos confundir com pessoas ruins, pois não é a mesma coisa. Elas apenas não acham graça em nada e se irritam muito quando suas ideias não vingam. São pessimistas e mal humoradas.
Tentam sem impositivas, mas são vencidas pelas suas próprias amarras e vaidade, afinal, normalmente sempre se acham com a razão, e ninguém consegue convencê-lo do contrário, nunca.
Falam mal de tudo e de todos que “não o entendem”, nada está bom, nada agrada, pois suas ideias quase nunca prosperam, e comemorar o resultado positivo de alguém que não seja ele, é quase uma morte.
Possuem uma capacidade grande de raciocínio, são competentes e comprometidos, mas são invejosos, e isso acaba tomando quase todo o seu tempo produtivo.

Por fim, não podem ser contrariados, pois viram o famoso bebê chorão e mimado…e nesse caso você acaba ganhando quase um inimigo íntimo!

Não convivemos com os perfis acima somente em ambientes corporativos, eles estão mais presentes no nosso dia a dia do que vemos e imaginamos, e precisamos estar atentos para apoiar as pessoas ou profissionais Colaborativos e ajudar os Negativos a saírem desse caminho sem luz.

Conhece alguém nos perfis acima?
E você? Aproxima-se mais de qual perfil?

*Gustavo Leão Integração Estágios- Diretor



Artigos, Conquista, Destaques

Comentário(s)