Conquista: Prefeitura inicia implantação do Parque Ambiental

Por meio do Decreto nº 18.720, de 25 de junho de 2018, a Prefeitura Municipal instituiu a criação do Parque Ambiental. A área compreende o entorno do Rio Verruga, que vai desde o trecho da Avenida Bartolomeu de Gusmão até o Anel Viário. A medida tem como principal objetivo a preservação dos ecossistemas naturais de relevância ecológica para o município.

A mobilização para implantação do Parque já começou. Na região da Avenida Bartolomeu de Gusmão, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) já plantou mais de 100 mudas de Ypês nas margens do Rio Verruga. “Agora, estamos trabalhando em forma de pomares. Vamos plantar mudas frutíferas e vamos dar continuidade a outras espécies nativas nossa da região, de preferência que se adaptam ao clima e solo de Vitória da Conquista”, revela a secretária, Luzia Oliveira.

Além disso, o local foi contemplado com a implantação de um jardim. A área verde tem atraído a atenção da população, que já passou a frequentar o local. Logo atrás, a Semma está implantando um Ecoponto – espaço que será destinado ao encontro de pessoas da comunidade, profissionais da área ambiental e estudantes, para estudos e discussões sobre ações de revitalização do Rio Verruga.

“O Ecoponto será um espaço onde distribuiremos mudas e plantaremos em torno de toda essa área, cujo objetivo é a preservação do rio. Já contatamos várias universidades, pessoal ligado à área de ecossistemas, biologia e estudo de águas. Eles estão interessados em fazer esse estudo e fazer com que esse rio se torne aparente, despoluído e limpo, e que a cidade venha a conhecer realmente o potencial desse rio”, explica Luzia.

O Rio Verruga nasce na Serra do Periperi, mais precisamente dentro do Poço Escuro. Ele percorre toda a cidade de forma subterrânea, e aflora à superfície na Avenida Bartolomeu de Gusmão. Toda a região das margens do Rio foi transformada em Área de Preservação Ambiental (APP) pela Prefeitura, que tem demonstrado preocupação e iniciativa em prol da preservação ambiental da cidade.



Conquista, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)