Direito e Gestão de Pessoas: Uma análise necessária

Por *João Daniel Barros

Hoje iniciamos o dia com uma nova forma de comunicação com você. Vamos trabalhar com temáticas semanais e a primeira delas será Direito e Gestão de Pessoas.

Aliás, você pode estar se perguntando agora sobre qual relação existe entre gestão de pessoas e direito. Na verdade, são inúmeros os links que podem ser feitos, desde a gestão de escritórios de advocacia, departamentos jurídicos, até a gestão de empresas de todo e qualquer segmento. Ou seja, estamos falando também do seu negócio.

Se você é um diretor, um gerente, um empresário, é necessário que você fique atento ao modo como lida com a sua equipe, mesmo porque isso traz reflexos jurídicos internos e externos para a sua organização. Todos os perfis de liderança trazem consigo vantagens e desvantagens e isso, se mal aproveitado, pode resvalar na sua relação com o outro.

A depender de como o seu negócio seja conduzido, você pode estar diante de uma equipe desmotivada, insatisfeita, sujeita a condições de trabalho aquém do legalmente exigido, ou ainda, estar diante de líderes que potencialmente trazem risco à sua atividade, a exemplo daquele que assedia moralmente os funcionários, cobrando-lhes em excesso, ameaçando-os, pressionando-os, entre tantas outras condutas nocivas no ambiente organizacional e que podem gerar graves consequências legais.

É bom que se diga que este mesmo líder pode trazer à empresa uma série de situações potencialmente causadoras de litígios ou pretensões até mesmo extrajudiciais que coloquem a sua organização em maus lençóis. Imagine apenas quantos processos (judiciais e administrativos) existem nos dias de hoje, tendo como objeto a falha na prestação de serviços.

Capacitar a sua equipe, assim, é prepará-la, também, para lidar com as dificuldades externas, tais como implantação de programas de qualidade, humanização no atendimento e satisfação total do cliente. Isso é muito mais que gerar lucro, isso na verdade é atuar preventivamente no resultado jurídico decorrente das pessoas que tocam o seu negócio.

O Portal Administradores (clique aqui para ver mais) listou alguns estilos de liderança que existem comumente nas empresas. Será que em sua organização algum deles prevalece em detrimento dos demais? Se a resposta for sim, é hora de repensar a sua gestão!

*João Daniel Barros é advogado, pós graduado em Direito Imobiliário, especialista em gestão de escritórios e Pós Graduando no MBA em Gestão e Business Law pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).



Artigos, Conquista, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)