Conquista: Ex-funcionário do novo presídio é preso suspeito de forjar alvará para soltar preso

Na noite da última quinta-feira (09), por volta das 21h, um ex-funcionário do Conjunto Penal de Vitória da Conquista – CPVC,, foi preso por força do Mandado de Prisão expedido pela Vara do Júri e Execuções Penais da Comarca de Vitória da Conquista.

A motivação se deu mediante uma denúncia do Ministério Público, após uma operação investigativa coordenada pelo próprio Ministério Público, que contou com a fundamental participação da Superintendência de Gestão Prisional – SGP, Direção do Conjunto Penal, da INTELIGÊNCIA PRISIONAL da

Secretaria Responsável-, GAECO/MP, na qual o então funcionário teria facilitado a saída de um interno do presídio, através de um alvará forjado pelo mesmo. O fato ocorrido em novembro de 2017, sendo descoberto em abril de 2018, após o mesmo interno ter sido reencaminhado ao conjunto penal, no momento em que encontrava-se numa audiência de instrução na qual o magistrado constatou que não havia sido expedido nenhum alvará de soltura ao mesmo.

Com o retorno do referido interno  alguns dias após o ex-funcionário pedir sua demissão e o fato foi apurado, chegando-se a constatação de que o ex-funcionário havia falsificado um alvará e recebido uma quantia pelo serviço.

Trabalho realizado também pela equipe da SEAP (Direção da Unidade e Inteligência Prisional), identificaram o furto do dinheiro que se encontrava no cofre da Unidade referente aos internos e o único funcionário que possuia a senha era o que foi preso em razão da operação.

Na quinta-feira (09), foi desencadeada uma operação a fim de cumprir a decisão judicial com a participação da 34ªCIPM/Brumado e da CIPE-Sudoeste, sob a coordenação da COORDIP/SEAP e a Direção do CPVC, onde o preso, identificado como André,  fora preso e encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública – DISEP e posteriormente ao conjunto penal, onde permanecerá custodiado e responderá as acusações que lhe foram imputadas.



Conquista, Destaques, Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)