Conquista: Herzem quer transformar antigo ‘pinicão’ em um parque municipal

Com o foco na construção da Vitória da Conquista do futuro, a Prefeitura Municipal não tem medido esforços para implantar ações de desenvolvimento para a cidade. Nesse sentido, na tarde desta quarta-feira (08), o prefeito Herzem Gusmão esteve na sede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em Salvador.

A comitiva do Governo Municipal foi recebida pelo presidente da Embasa, Rogério Cedraz. O principal objetivo do encontro foi discutir a criação do Plano Municipal de Saneamento Básico, que deve ser elaborado por meio de uma parceria entre as duas instituições. Esse Plano, por sua vez, é um desdobramento do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, que o município vem desenvolvendo com a Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

“Esta é uma visita de cortesia. Nós recebemos em Conquista, por duas oportunidades, a presença do presidente da Embasa, Rogério Cedraz, e estamos dialogando questões de interesse da nossa cidade, como a elaboração do Plano Municipal de Saneamento, que Conquista não tem”, explica o prefeito Herzem Gusmão.

Para Cedraz, o Plano de Saneamento é algo fundamental para o município. “Para tomar suas decisões de crescimento, quais são suas vertentes de crescimento; e para a Embasa também, pois nosso investimento depende dos planos, para saber quais são as áreas de vetores de crescimento do município e para saber onde a gente pode investir, e estar sempre tendo a melhor prestação de serviços para Vitória da Conquista”, afirma.

Demandas municipais – Além disso, o prefeito Herzem Gusmão aproveitou a oportunidade para levantar outras necessidades urgentes do município. “Colocamos também como uma questão importantíssima o esgotamento sanitário do loteamento Terras do Remanso. Já conseguimos o do Herniqueta Prates, e agora é a vez do Terras do Remanso. Colocamos que a Embasa resolva o problema do distrito de José Gonçalves, onde ela tem mil clientes, que é exatamente um sistema de esgotamento sanitário que foi colocado de forma equivocada e vai ser todo desativado”, enumera.

Somando-se a isso, a Prefeitura mantém em discussão com a Embasa outras parcerias, como a cessão da área conhecida como “Penicão”, para construção de um parque municipal; ações de revitalização do Rio Verruga; e uma relação de troca, na qual a Prefeitura possa destinar o chorume produzido no aterro sanitário para a Empresa, enquanto essa destine ao aterro o lodo advindo do tratamento das águas.

De acordo com o presidente da Embasa, existe interesse em atender às demandas. Ele conta que alguns estudos já estão em andamento para analisar as questões técnicas envolvidas nesses processos. “O interesse da Embasa é contribuir o máximo com o município, então com os resultados dos estudos a gente pode avaliar, sentar e conversar”, confirma Cedraz.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)