Conquista: Com quatro assassinatos em 20 dias, julho caminha para ser o mês mais tranquilo dos últimos anos

Do Blog de Giorlando Lima

Na noite de domingo, 15, no bairro Lagoa das Flores, um homem, identificado apenas como um ex-presidiário de prenome Rodrigo, que havia deixado a prisão em Jequié uma semana antes, foi executado com vários tiros na cabeça. Este foi o quarto homicídio registrado em Vitória da Conquista este mês. Outras duas mortes ocorreram em razão da violência que tem marcado o município nos últimos anos.

No dia 8 de julho, morreu no Hospital de Base, Ulisses Nascimento de Souza, de 70 anos, vítima de bala perdida. Segundo a filha dele, no dia 28 de maio, o portão da casa dele estava aberto e alguns rapazes entraram repentinamente, fugindo de outros homens que os perseguiam e que acabaram invadindo a casa de Ulisses, atirando contra os rapazes. Vários disparos acabaram acertando o idoso. O outro morto também se chamava Ulisses. Daniel Ulisses Santos, vulgo Nego, de 18 anos, foi morto depois de reagir a uma abordagem policial. O confronto foi com o Peto da 77a Companhia Independente de Polícia Militar, no dia 12, no conjunto habitacional Vila Bonita.

Até este momento, 17h35, do dia 20, nenhuma outra ocorrência similar foi divulgada, o que indica que este mês deve ficar bem abaixo dos índices registrados nos últimos cinco anos. Se for tomado como parâmetro a média de homicídios por mês, julho já é o mês menos violento dos últimos anos em Vitória da Conquista desde 2013. Uma autoridade policial ouvida pelo BLOG, optando por não ser identificada*, confirma os números e diz que não se trata de milagre ou coincidência, mas decorre de investimentos na estrutura policial, da melhora significativa do trabalho de inteligência das polícias civil e militar e de uma ação mais coordenada de identificação dos pontos mais propensos à violência e dos líderes de grupo e gangs criminosas, que são combatidos com maior efetividade.

Os dados oficiais deste ano, disponíveis no site da Secretaria da Segurança Pública (SSP), são apenas de janeiro a março. Segundo a SSP em Vitória da Conquista ocorreram 55 assassinatos nos três primeiros do ano, sendo 54 homicídios dolosos e um latrocínio. Na tabela abaixo os números de assassinatos no mês de julho desde 2013.

Julho de 2013 Julho de 2014 Julho de 2015 Julho de 2016 Julho de 2017
Homicídio doloso
10
Homicídio doloso
11
Homicídio doloso
13
Homicídio doloso
11
Homicídio doloso
11
  Latrocínio
1
Latrocínio
1
  Latrocínio
1
  Lesão Corporal seguida de morte
1
Lesão Corporal seguida de morte
1
Lesão Corporal seguida de morte
1
 


Conquista, Destaques, Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)