Sudoeste baiano: 1º casamento gay é registrado na cidade de Macarani

Em maio de 2013 o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicou a resolução 175, que passou a garantir aos casais homoafetivos o direito de se casarem no civil. No entanto os casais do mesmo sexo ainda encontram dificuldades para oficializarem a união, resistência dos familiares e preconceito da sociedade. Em Macarani, distante 140 km de Vitória da Conquista, o casal Jonilton Alves, e Alcino Carlos, vão entrar para a história da cidade por serem os primeiros a oficializarem a união homoafetiva no município, na tarde de sexta-feira, 13 de julho, no cartório civil na Praça Rodrigo Fernandes. Em uma cerimônia marcada por muita emoção, eles disseram sim ao amor.
Jonilton disse, em entrevista concedida ao Blog A Hora do Povo, que o momento do casamento foi como o esperado, com presença de amigos e familiares, o casal registrou a união, após 27 anos de relacionamento. A união já era um propósito do casal que não se preocupa com as opiniões que surgissem. “Em relação às opiniões que poderiam surgir, sinceramente não havia preocupação, pois tínhamos certeza do que queríamos e do respeito já demonstrado por todos.” 

Atualmente, Alcino e Jonilton residem na cidade de Mogi das Cruzes na grande São Paulo, mas escolheram a cidade mais fácil de ser amada para ser o palco do registro desse amor.
Jonilton deixou um recado aos casais homosexuais que pensam em se casar, destacando que o amor, supri todos os obstáculos. “Quando o casal age realmente em conjunto, com base no sentimento sincero, o caminho tende a ficar mais fácil, pois isso faz com que a estrutura do casal não seja abalada com facilidade.”


Destaques, Sudoeste

Comentário(s)