Vitória da Conquista recebe a 3ª edição do Circuito Baiano de Direito das Famílias

Vivemos um momento da história da sociedade em que nunca foram tão amplamente discutidas as questões de cor, gênero e identidade. Inúmeros
movimentos e vertentes que defendem as mais diferentes bandeiras e posicionamentos levantam a discussão a cerca de um assunto tão relevante que
atinge também o centro da sociedade: a família. Com o intuito de suprir a escassez de informações da sociedade sem acesso ao profissional de Direito no interior do estado da Bahia, a diretoria regional da Bahia do Instituto Brasileiro de Direito das Famílias (IBDFAM) desenvolveu o projeto Circuito Baiano de Direito da Família e Sucessões, que terá a sua terceira edição sediada na cidade de Vitória da Conquista, no Fórum João Mangabeira (Salão do júri), no dia 28 de julho, das 08h às 18h.

No evento serão discutidos temas como: violência contra a mulher; nome social transgênero; multiparentalidade; testamento vital; mediação judicial e constelação familiar; igualdade entre união estável e casamento, novos caminhos do sistema de adoção, assim como serão abordadas todas as questões referentes à diversidade de cor e gênero, presente nas famílias.

Todos os temas serão apresentados e discutidos por grandes especialistas na área em uma vasta programação, que inclui palestras com nomes de peso como:

Cristiano Chaves (Salvador – BA)
Possui graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1995). Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador – UCSAl. Atualmente é Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia. É Professor de Direito Civil da Faculdade Baiana de Direito e do Complexo de Ensino Renato Saraiva. Já lecionou em outras instituições de ensino jurídico como a Faculdade de Direito da UFBA, Rede Telepresencial de Ensino LFG, Curso JUSPODIVM – Centro Preparatório para a Carreira Jurídica, UNIFACS, UNIJORGE e UCSAl. É membro do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família.

Salomão Resendá (Salvador – BA)

O desembargador Emílio Salomão Pinto Resendá possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Salvador, especialização em Direito do Estado pela Faculdade Baiana de Direito e especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Criminais pela Universidade da Amazônia (2007). Atualmente, é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, professor da Universidade Salvador e professor da Escola de Magistrados da Bahia.

Luciano Figueiredo (Salvador – BA)
Advogado. Mestre em Direito Privado e Econômico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista (Pós-Graduado) em Direito do Estado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Direito pela Universidade Salvador (UNIFACS). Responsável pelo setor de Extensão da Faculdade de Ciência Jurídica m(FCJ) da União Metropolitana de Ensino (UNIME) no ano de 2008. Professor de Direito Civil na União Metropolitana de Ensino (UNIME) entre os anos de 2006 e 2009. Professor de Direito Civil na Universidade Salvador (UNIFACS) entre os anos de 2006 e 2011. Atualmente leciona na Faculdade Baiana de Direito e Gestão, Escola dos Magistrados da Bahia (EMAB); Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS) e nas Especializações da Faculdade Baiana de Direito (FBD) e da Universidade Católica de Salvador (UCSAL). Compõe a coordenação científica do IBDFAM-BA. Palestrante, Autor de Artigos Científicos e livros jurídicos.

Dimas Messias de Carvalho (Belo Horizonte-MG)

Mestre em Direito Constitucional pela FDSM; Promotor de Justiça aposentado no Estado de Minas Gerais; Advogado e consultor jurídico especializado em Direito de Família e Sucessões; Professor de Direito de Família, Direito das Sucessões e Direito das Coisas na UNIFENAS; Professor de Direito de Família e Sucessões no UNILAVRAS; Professor convidado em cursos de pós graduação e concursos jurídicos; Membro do IBDFAM; Palestrante de Direito de Família e Direito das Sucessões; Autor e Co-autor das seguintes obras jurídicas: Direito de Família de acordo com CC de 2002, Ed. Atenas, 2005; Direito das Sucessões – Inventário e Partilha, co-autoria com Dimas Daniel de Carvalho, Ed. Del Rey, 2007; Direito de Família – Coleção Del Rey de Direito Civil, v. VII, Ed. Del Rey, 2009; Direito das Sucessões – Coleção Del Rey de Direito Civil, v. VIII, co-autoria com Dimas Daniel de Carvalho, Ed. Del Rey, 2009; Adoção e Guarda – de acordo com a Lei n. 12.010/2009, Ed. Del Rey, 2010; Código das Famílias Comentado, Co-autor. Coord. Leonardo B.M.Alves, Ed. Del Rey, 2009; Divórcio, de acordo com a EC n. 66/2010, Ed. Del Rey, 2010; Código das Famílias Comentado, Co-autor. Coord. Leonardo B.M.Alves, Ed. Del Rey, 2011; Direito das Sucessões – Inventário e Partilha, Teoria Jurisprudências e Esquemas Práticos, co-autoria com Dimas Daniel de Carvalho, Ed.
Del Rey, 2012; Paternidade e Alimentos, Co-autor. Coord. Luiz Fernando Valladão Nogueira. Ed. Del Rey, 2012; Divórcio e Separação Jurídica – Judicial e Administrativo, entre outras diversas obras.

Nágila Brito (Salvador-Ba)
Possui graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1976), mestrado em Direito Econômico pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Desde 2010, atua como Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Como Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, foi Diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (1996- 2002), Diretora da Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (1993- 1996) e Assessora Especial atuando nos processos de Prefeitos e Vereadores (1990-1995). É Professora Titular da Universidade Católica do Salvador, onde iniciou e desenvolve suas atividades acadêmicas desde 2002. Faz parte do corpo docente no curso de Especialização em Bioética e Biodireito da Faculdade São Bento da Bahia, nos módulos Antropologia Bioética, Sistema CEP e CONEP e Responsabilização Civil do Profissional da Área de Saúde. Tem publicações na áre do Direito, com ênfase em Bioética e Biodireito, União Estável, Concubinato, Guarda Compartilhada e União Homoafetiva.

A programação completa pode ser conferida através do site do evento:
www.circuitobaiano.net.br.

Produzido pela Smile Entretenimento, especializada na organização e produção de eventos corporativos, científicos e sociais, o Circuito Baiano de Direito das Famílias conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, OAB Vitória da Conquista, AMAB e Casa do Óleo.

Sobre o Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM)
O Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) foi criado em 25 de outubro de 1997, em Belo Horizonte (MG), durante o I Congresso Brasileiro de Direito de Família.

Atualmente o IBDFAM já possui 10 mil associados e reúne entre seus membros advogados, assistentes sociais, defensores públicos, desembargadores, estudantes, promotores e procuradores de Justiça, juízes, psicanalistas e psicólogos. Operadores do Direito do Brasil e do Exterior.

O Instituto é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos reconhecida pelo Ministério da Justiça como de utilidade pública federal que tem o objetivo de
desenvolver e divulgar o conhecimento sobre o Direito das Famílias, além de atuar como força representativa nas questões pertinentes às famílias brasileiras.

Desde a sua fundação, vem trabalhando para adequar o atendimento às diversidades e especificidades das demandas sociais que recorrem à Justiça. O
Instituto tem a sua representação consolidada por meio das diretorias estaduais em todos os estados brasileiros. Em 2017, o IBDFAM completou vinte anos de novos paradigmas no campo do Direito das Famílias.

Serviço
3ª edição do Circuito Baiano de Direito das Famílias
Data: 28 de julho de 2018
Horário: Das 08h às 18h
Local: Fórum João Mangabeira – Salão do Júri (Praça Estevão Santos, 41 – Centro,
Vitória da Conquista)
Público-alvo: Juízes, Promotores, Procuradores, Defensores Públicos,
Conciliadores, Advogados, Estudantes, Professores, entre outros
Inscrições: www.circuitobaiano.net.br

Maiores informações: (71) 98112-6407 (WhatsApp) / 98127-0475/ 98256-4590/
E-mail: [email protected]



Conquista, Vitória da Conquista

Comentário(s)