Herzem conhece projeto de saneamento básico de Uberlândia (MG), referência para o Brasil

Nesta quarta-feira (11), o prefeito Herzem Gusmão fez uma visita de cortesia à Prefeitura de Uberlândia (MG) para observar de perto o sistema de saneamento do município mineiro. Uberlândia é uma grande referência em esgotamento sanitário no país: tem aproximadamente 100% do esgoto tratado; e todo o lixo, inclusive o da zona rural, é adequadamente disposto em aterros sanitários. Além disso, é a única cidade do interior do Brasil a possuir uma usina geradora de energia a partir do gás metano, liberado pela decomposição de lixo orgânico.

Disposto livremente pelo meio ambiente, o gás metano é um grande vilão: afeta a natureza e causa desequilíbrios, como o efeito estufa. No entanto, quando bem aproveitado, transforma-se em biogás, o mocinho da energia sustentável. “Hoje é possível queimar o metano através de drenos, mas é um dinheiro desperdiçado”, explica a engenheira Márcia Amorim, da Secretaria de Serviços Públicos uberlandense. “O gás poderia ser reaproveitado em forma de energia, economizando custos e beneficiando a população”. Uberlândia adotou a técnica, que chega a gerar energia limpa e econômica para cerca de 20 mil residências.

“Uberlândia está na vanguarda do saneamento – e isso é muito bom. Estudos comprovam que, para cada um real gasto em saneamento, economizam-se dois em saúde pública”, afirma Eduardo Lima, diretor de energia da empresa de engenharia ambiental Limpebras. “Nossa operação consiste em aterrar resíduos sólidos em aterros sanitários com impermeabilização do solo, proteção do lençol freático e dos aquíferos do entorno. O tratamento do chorume é consequência e o biogás é transformado em energia elétrica”.

E o melhor: o projeto de energia de Uberlândia é recente – foi concluído em 2011 e registrado no protocolo de Quioto. “Esta é mais uma prova de que se é possível fazer muito em pouco tempo, quando se tem vontade de mudança. Estou impressionado com o sistema de esgotamento de Uberlândia, e com a hospitalidade do prefeito Odelmo Leão. Pretendemos avaliar o projeto minuciosamente e adaptá-lo para trazer todas essas glórias de Deus para Conquista”, declarou o prefeito Herzem Gusmão.

O prefeito Odelmo Leão agradeceu os elogios e colocou-se à disposição para auxiliar Vitória da Conquista no desenvolvimento de um novo projeto de saneamento básico.  “Acredito que a terceirização seja o caminho e que um aterro sanitário sustentável seja a saída definitiva para a questão do lixo. Graças a esses avanços que hoje estamos extraindo do lixo – do lixo, vejam só – gás para produzir energia elétrica barata para a população. Conquista está quase na fronteira: é uma cidade-irmã de Minas Gerais. Estamos à disposição para ajudá-la no que for preciso”, disse.

Na visita, acompanharam o prefeito o secretário de Serviços Públicos Paulo César Oliveira e o secretário de Trabalho Emprego e Renda, Cláudio Cardoso.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)