Conquista: Secretário Geraldo Reis assina termo coletivo de serviços ambientais para preservação do Rio Catolé

Fotos: Divulgação – SEMA
Na manhã da última sexta-feira (15), o secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis, participou do Ato de Assinatura do Termo Coletivo de Prestação de Serviços Ambientais, por produtores rurais de Barra do Choça, visando à recuperação da mata ciliar do rio Catolé Grande. Os serviços são em atendimento aos Programas de Regularização Ambiental – PRA, oriundos dos Cadastros Estaduais Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR). A assinatura aconteceu na sede do Ministério Público Estadual de Vitória da Conquista.
Os proprietários rurais, com imóveis situados às margens do Rio Catolé, farão a implantação de 48 quilômetros de cercas de proteção de Áreas de Preservação Permanente – APP, especialmente nascentes, margem do rio e matas ciliares, visando à recuperação da vegetação nativa e conseqüente melhoria ambiental e segurança hídrica da região Sudoeste.
Segundo o secretário, a assinatura desse termo é um marco e deverá atingir outras localidades e regiões.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) fornecerá 11.520 estacas de eucalipto tratado; 480 mourões esticadores de eucalipto tratado; 192 rolos de arame de 1000 metros; 1.152 esticadores de arame; e 144 pacotes de balancins espaçadores com 100 unidades cada; no valor total de aproximadamente R$ 250 mil.
O rio Catolé Grande está localizado no sudoeste do estado da Bahia. Nasce no município de Barra do Choça e deságua no rio Pardo, em Itapetinga. De sua nascente até a foz são aproximadamente 80 km de extensão. Na área urbana de Itapetinga, ele percorre um curso de aproximadamente 9,5 km. O rio influi diretamente no abastecimento de sete cidades do sudoeste baiano: Barra do Choça, Vitória da Conquista, Itapetinga, Itambé, Caatiba, Nova Canaã e Planalto.


Conquista, Destaques, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)