Conquista: Conselho Municipal de Saúde diz que exoneração de Ceres ‘coloca em risco o projeto de saúde’ da cidade

O Conselho Municipal de Saúde divulgou uma nota lamentando a exoneração da enfermeira Ceres Almeida da secretaria de saúde do governo Herzem Gusmão (MDB).

Atualmente tendo como presidente da psicóloga Monalisa Barros, a entidade disse que a saída de Ceres ‘coloca em risco o projeto de saúde’ do município.

Leia a nota na íntegra:

NOTA PÚBLICA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

O Conselho Municipal de Saúde vem a público reconhecer o empenho, compromisso e a qualidade técnica da ex-Secretária Municipal de Saúde Ceres Neide
Almeida Costa durante o tempo em que esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde. Ceres mostrou-se muito comprometida com todas as ações que visavam fazer avançar o SUS, demonstrando ter conhecimento de saúde pública, de gestão e do funcionamento dos mínimos detalhes da Secretaria. Manteve com o Conselho Municipal de Saúde uma relação respeitosa, sincera e honesta resguardando a independência de poderes e reconhecendo no Conselho uma instância de orientação e fiscalização da política pública de saúde.

Causa nos estranheza que uma decisão tão importante para o Município possa ser tomada de forma intempestiva e colocando em risco o projeto de saúde, visto que o CMS se desdobrou nos últimos meses na construção de um Plano Plurianual de Saúde 2018/2021 com a realização de de 08 reuniões: 03 ordinárias e 05 extraordinárias onde apreciamos, fizemos alterações, acréscimos e sugestões às propostas advindas das respectivas áreas técnicas, resultando num plano compreensivo, extensivo e factível para o Município, democraticamente construído e aprovado no dia de ontem, 13 de junho de 2018.

Hoje ao receberemos a notícia da exoneração da referida secretaria, o CMS consternado, expressa a sua preocupação com o nome que a substituirá em definitivo e requer do Prefeito Municipal o compromisso de que o PPA 2018/2021 construído na gestão da sra. Ceres e aprovado por esta instância de Controle Social será respeitado e cumprido conforme o documento aprovado por este conselho. Esta solicitação está pautada no compromisso de fazer avançar o SUS em nosso município que não pode aceitar qualquer movimento que possa representar a perda de direitos em qualquer área,muito menos na saúde.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)