Profissionais da UPA de Vitória da Conquista participam de Treinamento de Suporte Avançado para a Vida

Na última quarta-feira, a direção da  Unidade de Pronto Atendimento de Vitória da Conquista, através do Núcleo de Educação Permanente, promoveu  mais um treinamento, desta vez em Suporte Avançado de Vida para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, ministrado pelos médicos Dr. Matheus Rocha, Dr. Filipe Marques e Dr. João Luiz de Carvalho.

O Suporte Básico de Vida compreende o atendimento prestado a uma vítima de mal súbito ou trauma, visando à manutenção de seus sinais vitais e à preservação da vida, além de evitar o agravamento das lesões existentes, até que uma equipe especializada possa transportá-la ao hospital e oferecer um tratamento definitivo. Apesar de qualquer cidadão poder ajudar em uma situação de emergência, é importante lembrar que isso não o torna um “socorrista” profissional. Para se profissionalizar é necessário adquirir muito mais informações e habilidades, treinamento adequado e, inclusive, para muitas das funções, diploma e registro profissional. Portanto, devemos preferir, sempre que possível, o atendimento pelos socorristas e  profissionais de Saúde, que contam com formação qualificada e equipamentos especiais para realizá-lo.

A coordenadora de Enfermagem, Ramona Couto, destacou que o treinamento teve como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços que nossos profissionais prestam à população.

“Este treinamento foi importante porque  proporcionou conhecimentos atualizados da qualidade assistencial do atendimento,  rotinas assistenciais e condutas técnicas de procedimentos que devem ser adotados pelos nossos   profissionais”.

Importante, destacar que, o Suporte Básico de Vida consiste no reconhecimento e na correção imediata da falência dos sistemas respiratório e/ou cardiovascular, ou seja, a pessoa que presta o atendimento deve ser capaz de avaliar e manter a vítima respirando, com batimento cardíaco e sem hemorragias graves, até a chegada de uma equipe especializada.

Dr. Matheus Rocha, sinaliza que, o profissional de saúde que presta o socorro, ao iniciar o suporte básico estará garantindo por meio de medidas simples, não invasivas e eficazes de atendimento as funções vitais do paciente e evitando o agravamento de suas condições.

“São inúmeras as situações de urgências e emergências que necessitam do atendimento de um profissional de saúde: traumatismos, , doenças cardiovasculares, parada cardiorrespiratória, crise convulsiva, afogamento, intoxicaçõe, entre outros. Para cada caso específico, o profissional deverá estar apto a prestar um socorro adequado e de qualidade”, concluiu.

 

 

 



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)